ANACOM explica migração da TDT à CIM de Viseu Dão Lafões


Realizou-se a 8 de setembro de 2020, em Tondela, uma reunião entre a ANACOM e a Comunidade Intermunicipal (CIM) de Viseu Dão Lafões, com o objetivo de divulgar informação sobre a migração dos emissores da rede de televisão digital terrestre (TDT) e as medidas adotadas pela ANACOM para minimizar o impacto deste processo junto da população.

Um dos aspectos salientados neste encontro pelo Vice-Presidente da ANACOM, João Miguel Coelho, foi o calendário de migração dos emissores que servem os concelhos desta CIM, bem como a linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002) disponibilizada pela ANACOM, que funciona todos os dias entre as 9h00 e as 22h00, para o qual as pessoas poderão ligar para esclarecer dúvidas e obter apoio na sintonia da sua televisão ou do descodificador TDT. Caso não consigam fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através desta linha gratuita, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita. A ANACOM informou ainda sobre a distribuição de uma carta com um folheto explicativo em todas as residências e estabelecimentos comerciais, assim como outras iniciativas de comunicação que estão planeadas.

Os emissores de TDT que servem os municípios que integram a CIM de Viseu Dão Lafões serão alterados entre 10 de setembro e 6 de outubro de 2020, começando pelo emissor do Caramulo.

Esta CIM integra os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

O Vice-Presidente da ANACOM enfatizou a preocupação em evitar que as pessoas fiquem sem televisão gratuita e daí a importância de apoiar a população neste processo.

Os problemas sentidos no passado no sector postal, em que alguns concelhos correram o risco de ficar sem estação de correios, e as medidas que visaram evitá-lo, foram temas abordados na reunião, bem como o calendário de implementação do 5G e o teor do projeto de regulamento do leilão submetido a consulta pública.

Na reunião, os autarcas exprimiram a sua preocupação com a fraude no processo de migração da TDT, enaltecendo a atuação da ANACOM para divulgar o processo de modo a preveni-la e manifestaram a disponibilidade para colaborar neste processo.

Outras preocupações prendem-se com a deficiente cobertura de banda larga, tanto móvel como fixa, numa altura em que ela se afigura essencial devido à situação de pandemia (COVID-19), para além de ser primordial para o desenvolvimento económico e social e para promover a coesão territorial. A ANACOM referiu o roaming nacional e a partilha de infraestruturas como forma de ajudar a melhorar a cobertura das zonas do país em que ela é mais deficiente, com um menor esforço de investimento. Recordou ainda as obrigações de cobertura de banda larga móvel impostas por ocasião do Leilão Multifaixa e da renovação dos direitos de utilização de frequências dos 2100 MHz, assim como a recomendação de redução de preços da Fibroglobal como formas de melhorar as comunicações em Portugal.

Representantes da ANACOM e da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões presentes na reunião.

Representantes da ANACOM e da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões presentes na reunião.