Evolução dos preços das telecomunicações - agosto de 2020



Sumário executivo

  • Em agosto de 2020, os preços das telecomunicações, medidos através do sub-índice do índice de Preços do Consumidor (IPC), diminuíram 0,47% face ao mês anterior. A redução ocorrida resultou da alteração de uma oferta em pacote por parte de um prestador.
  • Em comparação com o mês homólogo, a variação de preços verificada foi de -1,14%. Desde novembro de 2017 que a variação dos preços das telecomunicações em termos homólogos é inferior ao crescimento do IPC.
  • A taxa de variação média dos preços das telecomunicações dos últimos doze meses foi de -3,15%, ou seja, 3,25 pontos percentuais (p.p.) abaixo da registada pelo IPC (0,10%). Esta redução de preços reflete sobretudo a entrada em vigor no dia 15 de maio de 2019 das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações intra-U.E.
  • Em agosto de 2020, a taxa de variação média dos preços das telecomunicações em Portugal foi inferior à verificada na U.E. (-3,5 p.p.). A taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi a 24.ª mais elevada entre os países da U.E. O país onde ocorreu o maior aumento de preços foi a Polónia (+3,3%) enquanto a maior diminuição ocorreu na República Checa (-3,8%). Em média, os preços das telecomunicações na U.E. aumentaram 0,4%.
  • Entre o final de 2009 e agosto de 2020, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,5%, enquanto que na União Europeia diminuíram 10,4%. A diferença estreitou-se com a entrada em vigor no dia 15 de maio de 2019 das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações intra-U.E.
  • Em comparação com o mês homólogo do ano anterior, a ANACOM estima-se que as mensalidades mais baixas da banda larga fixa individualizada (BLF), dos pacotes double play que incluem Internet fixa, e dos pacotes quadruple (4P) e quintuple play (5P) mais comuns aumentaram entre 1,4% e 17,3%.
  • As mensalidades mínimas são oferecidas pela Vodafone no caso de sete dos 131 serviços/ofertas considerados, enquanto a MEO e NOS apresentam as mensalidades mais baixas em quatro e três casos, respetivamente. A MEO aumentou a mensalidade mínima de seis serviços/ofertas em relação ao mês homólogo do ano anterior, enquanto a NOS e Vodafone aumentaram as mensalidades mínimas de cinco e dois serviços/ofertas, respetivamente. Nenhum dos prestadores reduziu a mensalidade mínima dos serviços/ofertas considerados em comparação com o mês homólogo do ano anterior.

 

Notas
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1 Os cinco serviços individualizados (Serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição, banda larga fixa, serviço telefónico fixo, serviço telefónico móvel e banda larga móvel suportadas em PC/tablet) e os principais pacotes 2P, 3P, 4P e 5P.