ANACOM divulga migração da TDT nas CIM do Tâmega e Sousa, e do Ave


Realizaram-se a 22 de setembro de 2020 duas reuniões com Comunidades Intermunicipais para divulgar o processo de migração da TDT. Na reunião com a CIM do Tâmega e Sousa esteve presente o Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, que explicou o processo de migração da TDT e as medidas adotadas pela ANACOM para minimizar o impacto deste processo junto da população.

Os emissores de TDT que servem os municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa serão alterados entre 28 de setembro e 2 de novembro, começando pelo emissor de Rio Arda.

Na reunião, o Presidente da ANACOM falou ainda da cobertura das redes móveis e da situação do país em termos de cobertura de redes de fibra ótica, reafirmando a importância ter acesso à Internet de alta velocidade com qualidade, seja fixa ou móvel. Referiu ainda as propostas da ANACOM que constam do projeto de regulamento do leilão do 5G, que esteve em consulta pública recentemente, bem como a importância do roaming nacional para alargar o acesso das populações às redes móveis.

Os autarcas presentes na reunião referiram a importância do acesso às novas tecnologias para evitar e corrigir desigualdades, tendo qualificado de inaceitável a inexistência de Internet em algumas zonas do país.

Também a proliferação desordenada de cabos e postes foi referida por alguns dos autarcas presentes.

Esta CIM integra os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende

Na reunião com a CIM do Ave, conduzida pelo vice-presidente da ANACOM, João Miguel Coelho, além da informação sobre o processo de migração da TDT, os autarcas expressaram ainda preocupação com a situação do serviço postal, referindo o seu interesse em agendar uma nova reunião para debater este assunto.

Nos municípios que integram a CIM do Ave (Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela), a alteração dos emissores ocorrerá entre 19 de outubro e 5 de novembro.

CIM Tâmega e Sousa.

Representantes da ANACOM e da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa presentes na reunião.

fotoCIMAve22092020.jpg 

Representantes da ANACOM e da Comunidade Intermunicipal do Ave presentes na reunião, por videoconferência.