Serviço telefónico fixo - 3.º trimestre de 2020



Esta informação é propriedade de ANACOM

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Sumário executivo

91,9% das famílias dispõe do serviço telefónico fixo

No terceiro trimestre de 2020 (3T2020), a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais atingiu 50,3 acessos por 100 habitantes. A taxa de penetração dos acessos instalados a pedido de clientes residenciais ascendeu a 91,9 por 100 famílias clássicas.

Número de clientes aumentou 2,3%

No 3T2020 o número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 4,2 milhões, mais 93,4 mil (+2,3%) do que no trimestre homólogo do ano anterior. O crescimento registado é consistente com a tendência histórica estimada e está associado à crescente penetração das ofertas em pacote que integram telefonia fixa.

Redes de nova geração responsáveis pelo crescimento do número de acessos

O parque de acessos telefónicos principais atingiu 5,2 milhões de acessos equivalentes, mais 82 mil acessos do que no trimestre homólogo. O crescimento verificado (+1,6%), deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos VoIP/VoB (+299 mil acessos), nos quais se incluem os acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo.

No 3T2020, os acessos suportados em redes de nova geração (FTTH, redes de TV por cabo e redes móveis em local fixo), representaram 79,7% dos acessos telefónicos, e aumentaram o seu peso em 4,4 p.p. em relação ao trimestre homólogo.

Tráfego originado na rede fixa aumentou devido ao impacto da COVID-19

Durante o ano de 2020 o tráfego inverteu a tendência de decréscimo que se tinha iniciado em 2013. No presente trimestre, o volume de minutos originado na rede fixa aumentou 7,2% em relação ao 3T2019 (-14,4% no trimestre homólogo do ano anterior). Este aumento excecional resultou da significativa alteração dos padrões de utilização do serviço resultante da COVID-19. Estima-se que a pandemia tenha tido um efeito positivo de 19,1% no tráfego médio por acesso entre o 1.º trimestre de 2020 e o 3.º trimestre de 2020. Especificamente no 3.º trimestre de 2020, o efeito da pandemia terá sido de 15,5%. O crescimento verificado neste trimestre foi, no entanto, inferior ao do segundo trimestre do ano.

Por tipo de chamada, o crescimento ocorrido deveu-se sobretudo ao aumento do tráfego fixo-móvel (+30,1%) e fixo-fixo (+4,0%). De referir ainda que a diminuição do tráfego nacional originado em postos públicos (-50,5%) foi a maior desde que há registo. O tráfego VoIP nómada (+30,8%) registou o maior aumento desde o terceiro trimestre de 2017.

O tráfego internacional diminuiu 17,6% e, em particular, o tráfego internacional originado em postos públicos diminuiu 68,7%, eventualmente impactado pelos efeitos da pandemia.

Pelo motivo anteriormente mencionado, a duração média das chamadas originadas na rede fixa aumentou cerca de 21 segundos relativamente ao trimestre homólogo do ano anterior (+10,7%).

Quotas dos prestadores

No final do 3T2020, a quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 42,1%, seguindo-se o Grupo NOS com 35,6%, a Vodafone com 18,8% e o Grupo NOWO/Onitelecom com 3,3%. As quotas de clientes de acesso direto da MEO, NOS e NOWO/Onitelecom diminuíram 0,1, 0,5 e 0,4 p.p., respetivamente, tendo a quota da Vodafone aumentado 0,9 p.p.1.

O nível de concentração em termos de tráfego, medido pelo índice Herfindahl-Hirschman, apesar de elevado, diminuiu ligeiramente face ao trimestre homólogo.

Resumo gráfico do serviço telefónico fixo no 3.º trimestre de 2020

Notas
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1 As variações apresentadas não somam zero devido a arredondamentos.