Task Force sobre o modelo de abertura da UPU ao sector postal alargado - setembro/novembro 2020


Decorreram a 7 de setembro e a 20 de novembro de 2020, por videoconferência, as últimas reuniões da task force criada no seio do Conselho de Administração (CA) da UPU para estudar e propor um modelo de abertura da UPU ao sector postal alargado.

Em ambas as reuniões, a UPU apresentou novas versões da sua proposta para a abertura que, no entanto, pouco refletem os comentários dos países membros desde a sua primeira versão. A principal crítica tem sido a abordagem pouco transparente e a inexistência de uma metodologia de verdadeiro trabalho de grupo, o que leva ao aparecimento de propostas paralelas. Nota-se, neste momento, a divergência entre os países que preferem a abertura urgente e os que preferem uma abordagem mais cautelosa e progressiva. E, mesmo dentro destes, há os que defendem que bastaria começar por admitir mais membros no Conselho Consultivo da UPU e outros que admitem uma verdadeira reestruturação deste Conselho, concedendo mesmo mais direitos aos seus membros (como o de poder apresentar propostas diretamente ao Congresso, por exemplo).

No que parece haver convergência é na necessidade de que o 27.º Congresso da UPU – entretanto formalmente adiado para agosto de 2021 – aprove alguma forma de abertura para que não se mantenha o status quo por mais um ciclo.