Testes com o NET.mede no 4.º trimestre registam crescimento homólogo de 106%


No 4.º trimestre de 2020, foram realizados no NET.mede cerca de 314 mil testes à velocidade dos acessos à Internet (em média, 3411 testes diários), dos quais 71% realizados em acessos fixos nacionais de clientes residenciais e 20% em acessos móveis. Os restantes testes provieram de acessos identificados como não residenciais (7%), associados a operadores estrangeiros (0,1%) ou indefinidos (2%).

Número de testes à velocidade, por tipo de acesso (4.º trimestre de 2020)

Número de testes à velocidade, por tipo de acesso (4.º trimestre de 2020).
 
O número de testes aumentou ligeiramente face ao trimestre anterior (mais 3%), mais do duplicou face ao período homólogo (mais 106%) e está 10% acima do volume apurado no 1.º trimestre de 2020, período em que se iniciou a pandemia de COVID-19.

O período da tarde foi o momento preferencial para a realização dos testes, seja em acessos fixos residenciais ou móveis, com maior incidência entre as 15 e as 22 horas, resultado da alteração do padrão de consumo de Internet provocado pela pandemia.

Número de testes à velocidade, por tipo de acesso e NUTS II (4.º trimestre de 2020)

Número de testes à velocidade, por tipo de acesso e NUTS II (4.º trimestre de 2020).

A maior parte dos concelhos de Portugal registou testes à velocidade

Entre os 308 concelhos de Portugal, 307 concelhos tiveram testes de velocidade associados em acessos fixos residenciais e 298 concelhos em acessos móveis.

As regiões da Área Metropolitana de Lisboa e Norte registaram o maior número de testes no caso dos acessos fixos, e as regiões Norte e Centro no caso dos acessos móveis.

Lisboa foi o concelho com o maior número de testes à velocidade no 4.º trimestre de 2020, independentemente de se tratar de acessos fixos residenciais ou acessos móveis.


Consulte o relatório estatístico: