ANACOM reúne com autarcas de Miranda do Douro para apresentar estudo de qualidade das redes móveis


A ANACOM esteve na Câmara Municipal de Miranda do Douro a apresentar os resultados de um estudo de qualidade das redes móveis no concelho ao Presidente da edilidade, Artur Nunes, e aos Presidentes das juntas de freguesia.

As equipas da ANACOM estiveram no terreno a fazer medições entre os dias 14 e 16 de junho, tendo percorrido cerca de 550 km, realizado 463 chamadas de voz, 504 sessões de dados e 96 271 registos de sinal de rádio.

Os principais resultados observados foram apresentados por Luis Roque Pedro, Diretor da Delegação do Porto da ANACOM, e revelam o seguinte:

1. Ao nível da cobertura rádio, a MEO tem o melhor resultado, com níveis de cobertura “Aceitável”, “Boa” e “Muito Boa” em 46,3% das amostras, a Vodafone em 28,7% e a NOS em 31,1%.

2. Do total de amostras registadas de cada operador, 0,5% da MEO, 0,7% da Vodafone e 5,7% da NOS foram identificadas como cobertura inexistente.

3. No serviço de chamadas, os desempenhos relativos a acessibilidade (estabelecimento de chamada) apresentam resultados de 96,8% para a MEO, 92,9% para a Vodafone e 89,7% para a NOS. Nem todas as chamadas iniciadas nos 3 operadores foram concluídas com sucesso, sendo o rácio terminação de chamadas para a MEO de 89%, para a Vodafone de 87,7% e para a NOS de 83,9%.

4. No serviço de dados o rácio de sucesso de testes de dados móveis através do NET.mede (testes iniciados e concluídos) foi de 64,9%, 65,5% e 57,1% respetivamente para MEO, Vodafone e NOS.

5. Nestes testes, as velocidades médias de transferência de dados em download/upload foram de 17,5 / 7,0 Mbps na MEO, 17,1 / 8,9 Mbps na Vodafone e 17,8 / 6,6 Mbps na NOS.

Classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

Síntese da avaliação resultados

Melhor Cobertura

Melhor Acessibilidade do Serviço de Chamadas

Melhor Acesso à Internet

Operador

Com Sinal

Operador

Chamadas

Operador

NET.mede

MEO

99,5%

MEO

96,8%

Vodafone

65,5%

Vodafone

99,3%

Vodafone

92,9%

MEO

64,9%

NOS

94,3%

NOS

89,7%

NOS

57,1%

Na reunião com os autarcas, o Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, fez um retrato da situação do concelho em temos de cobertura de fibra ótica e de banda larga móvel (na sequência das obrigações impostas aquando do leilão multifaixa e da renovação dos direitos de utilização de frequências dos 2100 GHz), e deu a conhecer as obrigações de cobertura constantes do regulamento do leilão do 5G e outras faixas relevantes. Referiu ainda as soluções que permitem complementar a falta de cobertura nas zonas onde tal continue a verificar-se, designadamente a utilização de Internet por satélite.

Referiu ainda a importância da partilha de infraestruturas e do roaming nacional, que permite melhorar acentuadamente a situação existente.

O Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro deu os parabéns à ANACOM pelo trabalho minucioso levado a cabo e deu a palavra aos Presidentes das juntas de freguesia para exporem as suas preocupações. O défice de cobertura de Internet, a proliferação de torres e antenas foram temas destacados.

Referiu ainda a proliferação de cabos pendurados e postes que, não estando a ser utilizados, deviam ser retirados - sobretudo nos centros históricos - e reivindicou legislação específica nesta matéria.

ANACOM reúne com autarcas de Miranda do Douro para apresentar estudo de qualidade das redes móveis

Intervenção de João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM