ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis na Ilha de Santa Maria


A ANACOM realizou um estudo para avaliar o desempenho dos serviços de comunicações eletrónicas e verificar os níveis de cobertura radioelétrica GSM, UMTS e LTE, dos sistemas de comunicações móveis dos operadores MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, NOS Comunicações e Vodafone Portugal - Comunicações Pessoais, na Ilha de Santa Maria, nos Açores, entre 27 e 28 de julho de 2021.

O estudo foi efetuado na ótica da experiência do utilizador em termos de acessibilidade aos serviços, para avaliação dos serviços de voz e de dados (Internet), bem como verificar os níveis de sinal rádio das redes, para avaliação da cobertura. A análise decorreu de modo automático, em circulação numa viatura, com exceção da análise do serviço de dados, que foi medido em pontos fixos, previamente planeados.

ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis na Ilha de Santa Maria

Percurso efetuado para realização do estudo

O estudo constatou que a melhor cobertura de sinal é garantida pelo operador MEO, que apresenta também a melhor desempenho no serviço de voz; enquanto a Vodafone é o operador com a melhor qualidade de sinal e a melhor taxa de chamadas efetuadas e concluídas.

No que concerne ao acesso à Internet por redes móveis, a Vodafone apresenta a melhor qualidade do serviço, apesar da latência ser sempre superior à dos restantes operadores. Importa referir que as médias de velocidades de dados de download e upload são, na sua generalidade, muito boas. Releve-se que a maior velocidade de download registada foi de 96,2 Mbps e de upload foi de 32,3 Mbps, pelo operador Vodafone.

Os resultados do estudo mostram que a ausência e/ou a má cobertura de rede móvel, por todos os operadores, em alguns locais na Ilha, inviabilizam a capacidade de utilização do serviço de emergência 112; e que os acordos de roaming nacional proporcionariam uma melhoria da cobertura agregada da Ilha de Santa Maria. Refira-se que a orografia, nalgumas zonas, cria obstáculos naturais à propagação radioelétrica, sendo a causa de assimetrias da cobertura em alguns locais.

Importa referir ainda que não existe obrigatoriedade de cobertura de rede móvel na Ilha de Santa Maria, pelo que os testes pretendem somente analisar o desempenho da rede móvel dos três operadores.


Consulte: