Prémio de investigação ANACOM-URSI Portugal atribuído a equipa da Universidade de Aveiro, IT Aveiro, ISEL e CISeD-ESTGV


O Prémio de investigação ANACOM-URSI Portugal, na edição de 2021, foi atribuído ao trabalho "Potentials and Limitations of Customized Bio-radar Applications".

Este prémio, patrocinado pela ANACOM, foi entregue na sessão de encerramento do 15.º Congresso do Comité Português da URSIhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1688281 pelo vogal do Conselho de Administração da ANACOM, Sandro Mendonça, e pela Presidente do Comité Português da URSI, Luísa Mendes.

O trabalho premiado focou-se no desenvolvimento do protótipo do Bio-Radar, sistema este capaz de monitorizar sinais vitais à distância, tais como os sinais respiratórios e cardíacos. Neste trabalho, foram exploradas soluções tendo em conta cenários reais de aplicação, com o objetivo de identificar os limites e as potencialidades deste sistema. A título de exemplo, explorou-se a possibilidade de integrar o Bio-Radar num banco automóvel, com o objetivo de monitorizar o sinal respiratório do condutor. Esta integração foi conseguida utilizando antenas têxteis desenvolvidas para o efeito. Por outro lado, melhorou-se o desempenho dos algoritmos de extração de sinais vitais, tendo em conta períodos de monitorização longos, onde não é possível garantir a completa estabilidade do sujeito. Por fim, explorou-se a potencialidade dos sinais vitais captados por este sistema permitirem identificar as emoções sentidas pelos sujeitos.

Felicitamos toda a equipa responsável pelo trabalho premiado, Carolina Gouveia e José Vieira da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações de Aveiro (IT Aveiro), Pedro Pinho do IT Aveiro e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), e Daniel Albuquerque do Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV).

Está também disponível a Download de ficheiro intervenção de João Miguel Coelho, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ANACOM, na sessão de abertura do Congresso, na qual salientou o contributo dos diversos agentes do sector das comunicações para a sustentabilidade ambiental.

João Miguel Coelho, Vice-Presidente do Conselho de Administração, ANACOM

João Miguel Coelho, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ANACOM, na sessão de abertura

Luísa Mendes, Presidente do Comité Português da URSI, na sessão de abertura

Luísa Mendes, Presidente do Comité Português da URSI, na sessão de abertura

Sandro Mendonça, Vogal do Conselho de Administração da ANACOM, na sessão de encerramento

Sandro Mendonça, Vogal do Conselho de Administração da ANACOM, na sessão de encerramento

Entrega de prémios URSI 2021

Vencedores do Prémio ANACOM-URSI Portugal