Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações da UIT


Prevista inicialmente para o último trimestre de 2020, realizar-se-á de 1 a 9 de março de 2022, em Genebra, Suíça, a Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações (WTSA-20) da União Internacional das Telecomunicações (UIT). A WTSA, órgão máximo do Sector da Normalização das Telecomunicações da UIT (UIT-T), decorre normalmente de quatro em quatro anos. A Assembleia será precedida pelo Simpósio de Normas Globais, a 28 de fevereiro no mesmo local.

A ANACOM estará representada ao mais alto nível, com a presença do Presidente do Conselho de Administração, João Cadete de Matos. Para além do acompanhamento dos trabalhos da Assembleia, a presença de João Cadete de Matos constitui uma oportunidade para a realização de um conjunto de reuniões com os principais responsáveis da UIT, sublinhando, desta forma, o compromisso de Portugal para com esta Agência das Nações Unidas.

De salientar que Portugal, através da Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), submeteu uma proposta para a WTSA-20, visando a redação de uma nova Resolução da UIT-T sobre sistemas de cabos submarinos SMART. Recorde-se que uma nova geração de cabos submarinos tende a complementar a sua utilização tradicional para as comunicações eletrónicas com a introdução de um valor adicional que consiste na realização de deteção ambiental e sísmica (possibilidade de emissão de alertas precoces de tsunamis e de sismos), assim como para a deteção de outro tipo de atividade submarina. Portugal tem vindo a desenvolver um trabalho inovador nesta matéria no âmbito do projeto de substituição do anel de cabos submarinos que assegura as ligações entre o Continente, Açores e Madeira.

Para além da referida proposta, nesta reunião da UIT serão tomadas decisões relevantes para o próximo período de atividade, incluindo medidas relacionadas, nomeadamente, com a reorganização da estrutura e métodos de trabalho da UIT-T.

Serão também aprovadas as linhas orientadoras da UIT-T para os próximos 4 anos, em matérias tão distintas como normas para serviços OTT,  Internet das Coisas, comunicação machine-to-machine, cidades inteligentes, Inteligência Artificial, e cibersegurança.


Mais informação: