ANACOM reúne com autarcas da Sertã para debater qualidade das comunicações


A ANACOM esteve no dia 27 de abril de 2022 numa sessão com os autarcas da Sertã, para apresentar os resultados de um estudo sobre a qualidade de serviço das redes móveishttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1720913 da MEO, NOS e Vodafone efetuado no concelho. Na sessão, estiveram presentes o Presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda, o Vice-Presidente da autarquia Rui Antunes, bem como todos os presidentes de junta de freguesia do concelho, que expressaram a sua preocupação com as deficiências de cobertura de rede móvel no concelho, que apresenta uma grande dispersão, com mais de 300 povoações. Questionaram se tal se deve à falta de investimento dos operadores e deram conta que ao nível da fibra ótica também existe problemas. Referiram que existem zonas que não têm fibra e outras onde existe, mas que não chega às habitações. Esta situação tem impacto na desertificação, referiram.

O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, que esteve acompanhado da Administradora Patrícia Silva Gonçalves e pelos diretores da ANACOM Vítor Rabuge e Ilda Matos, deu nota que estão previstas medidas que poderão ajudar a ultrapassar a situação atual. Referiu, desde logo, as soluções de Internet por satélite, que permitem ter serviço em zonas mais recônditas, ou com caraterísticas orográficas complexas. Recordou ainda a obrigação de cobertura decorrente do leilão do 5G: 90% da população de cada freguesia de baixa densidade deverá ter Internet com uma velocidade de 100 Mbps, em 2025; sendo que em 2023 essa obrigação é de que 75% da população esteja coberta.

Referiu também a importância do roaming nacional para melhorar as situações de má cobertura em zonas rurais, de baixa densidade populacional, pelo que, se vier a ser necessário, o Governo e a AR deveriam legislar nesta matéria.

A potencial descida dos preços, na sequência da introdução de mais concorrência, e a alteração das regras das fidelizações foram apontadas como outras das prioridades da ANACOM, frisou João Cadete de Matos.

No contexto da cobertura do País com banda larga, a Administradora Patrícia Silva Gonçalves, fez uma apresentação sobre o tema, em que mostrou as zonas brancas existentes nas freguesias do concelho da Sertã. Referiu a consulta pública lançada pela ANACOM nesta matéria, que visa o lançamento de um concurso que tem como objetivo levar a fibra ótica a todo o País e que foi objeto de 600 contributos. Elogiou ainda a elevada participação da Sertã nesta consulta pública: a CM da Sertã, todas as juntas de freguesia, a CIM Médio Tejo, e particulares participaram na consulta e enviaram o seu contributo.

O concurso público que visa a instalação de fibra com recurso a financiamentos comunitários será lançado este ano.

Apresentação dos resultados do estudo de qualidade de serviço na Sertã

A apresentação dos resultados do estudo de qualidade de serviço na Sertã foi feita por Vítor Rabuge, Diretor Geral de Supervisão da ANACOM. O trabalho de campo decorreu entre 27 de setembro a 8 de outubro de 2021 e de 25 de janeiro a 27 de janeiro de 2022. No total foram percorridos cerca de 525 quilómetros e realizadas 2406 chamadas de voz, 591 testes de velocidade de ligação à Internet e mais de 188 mil registos de sinal rádio.

Neste estudo, solicitado pelo Município da Sertã à ANACOM, foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:

  • cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas 2G, 3G e 4G (sinal de rede);
  • serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
  • serviços de dados – acesso ao serviço de Internet móvel.

Principais resultados dos testes realizados pela ANACOM

Os resultados mostram que:

  • Em relação à qualidade da cobertura, no global, em 9% dos valores registados a qualidade é “Inexistente” ou “Muito Má” ou “Má” (a contribuição para este valor por operador é de: 38% no caso da NOS, 37% no caso da MEO, e em 25% no caso da Vodafone). Nos níveis opostos, “Boa” e “Muito Boa”, a Vodafone regista 46%, a MEO regista 41%, e a NOS regista 29%.
  • No serviço de voz, os desempenhos apresentam resultados quanto à acessibilidade (estabelecimento de chamada) de 88%, para a MEO; 91% para a NOS; e 97% para a Vodafone. Assim, em termos globais, não foi possível estabelecer chamadas de voz em 8% das tentativas de chamada. E nos casos em que foi possível estabelecer chamadas, observou-se que em 5% deles não foi possível concluí-las com sucesso. O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se realizaram até ao fim) foi de 80% para a MEO, 89% para a NOS e de 93% para a Vodafone. Em termos globais, isto significa que, considerando as chamadas falhadas no estabelecimento e/ou durante a conversação, cerca de 13% das tentativas de chamadas de voz não foram concretizadas.
  • No serviço de dados (Internet móvel), os resultados revelam algumas falhas, evidenciando que este serviço é fraco em alguns locais, com baixas velocidades de transferência de dados. A taxa de sucesso de testes de NET.medehttps://netmede.pt/ (testes iniciados e concluídos) foi de 63% para MEO, 75% para a NOS e 84% para a Vodafone, ou seja, globalmente em 26% dos casos não foi possível concluir os testes de velocidade de Internet, normalmente devido a falta ou fraco de sinal de rede, ou a tecnologia de baixo débito binário (2G EDGE).
  • As velocidades médias de transferência de dados em download e upload foram, respetivamente, de 18 e 6 Mbps, na MEO; 17 e 8 Mbps, na NOS; e 16 e 8 Mbps, na Vodafone; sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes.

Na tabela seguinte é indicada a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

Classificação do desempenho dos operadores para cada serviço.

Caso já existissem acordos de roaming nacional em Portugal (permitindo que os clientes de qualquer um dos operadores se pudesse conectar à antena de outro operador quando a qualidade de sinal do seu operador não fosse aceitável), teríamos uma cobertura agregada de mais qualidade no Município de Sertã, como é evidenciado na figura abaixo.

Cobertura móvel agregada - contribuição de todos os operadores caso existisse roaming nacional.

Cobertura móvel agregada - contribuição de todos os operadores caso existisse roaming nacional

ANACOM reúne com autarcas da Sertã para debater qualidade das comunicações

Momento da reunião


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