ANACOM presente no Grande Prémio de MotoGP 2022 no Algarve


A ANACOM esteve presente no Grande Prémio de MotoGP, que decorreu de 22 a 24 de abril de 2022, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), garantindo uma monitorização contínua do espectro radioelétrico, de modo a assegurar as condições necessárias para as complexas operações do dispositivo de segurança instalado, assim como para a produção e transmissão televisiva do evento.

O espectro radioelétrico é um dos elementos-chave para o sucesso de um evento internacional com a dimensão e exigência tecnológica do MotoGP, que envolve uma grande diversidade de utilização do espectro radioelétrico, assim como a utilização de um elevado número de equipamentos sem fios a operar em simultâneo numa área limitada, designadamente, equipamentos de monitorização auricular, microfones emissores, redes privativas do serviço móvel terrestre, câmaras sem fios e estações de satélite.

De modo a dar resposta às exigências técnicas, a ANACOM, com o apoio do AIA, preparou uma vasta operação de monitorização e controlo do espectro, que implicou a mobilização de um conjunto de meios técnicos e humanos.

Através de um rigoroso planeamento, que teve em conta a inovação e as capacidades de resiliência e integridade das infraestruturas de monitorização, foi possível reunir os meios necessários para o efeito. A equipa da ANACOM dispôs, nomeadamente, de uma viatura técnica destinada à localização rápida de interferências que pusessem em causa as comunicações e equipamentos portáteis de análise de espectro, que permitiram localizar e identificar equipamentos.

Nos três dias em que decorreu o MotoGP, foi monitorizada a utilização de mais de 200 frequências em simultâneo, o que atesta o elevado número de meios rádio envolvidos, assim como o nível de exigência do trabalho desenvolvido pelas equipas que acompanharam todo o processo, desde a fase de licenciamento até à realização das provas. Todos os problemas decorrentes de interferências foram resolvidos de forma rápida.

ANACOM presente no Grande Prémio de MotoGP 2022 no Algarve

Equipa da Direção Geral de Supervisão da ANACOM constituída por Fábio Silva, Carlos Faias, Sérgio Antunes, João Russo, José Arvelos, Carlos Baptista, Rui Loureiro e Luis Seguro