|
O sector das comunicações registou cerca de 26 mil reclamações no 2.º trimestre de 2022, menos 9% do que em igual período de 2021. É o quinto trimestre consecutivo em que as reclamações no sector registam uma diminuição face ao período homólogo, afastando-se dos valores registados durante a pandemia. Os serviços de comunicações eletrónicas motivaram 65% das reclamações e os serviços postais 35%.
Aproveite para conhecer o formato interativo de apresentação deste relatório, que permite saber, com maior detalhe e de forma dinâmica, quais os operadores mais reclamados, os principais motivos de insatisfação, a distribuição geográfica das reclamações e os meios mais utilizados para reclamar, assim como a forma como evoluem no tempo.
|
|
|
No 21.º episódio da rubrica Podcast ANACOM explicamos as principais alterações introduzidas pela nova Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE) em matéria de proteção dos consumidores, nomeadamente a transparência das condições contratuais, a alteração das circunstâncias, como as situações de desemprego ou emigração, e os custos relacionados com o incumprimento da fidelização.
|
|
|
Participe até 16 de setembro de 2022 na consulta pública sobre as orientações estratégicas da ANACOM para 2023-2025. Diga-nos o que pensa sobre as 45 ações que a ANACOM se propõe desenvolver em consonância com os seus objetivos estratégicos, que visam reforçar a eficácia no cumprimento da missão da ANACOM, essencial para o desenvolvimento sustentado do sector das comunicações, indo ao encontro das necessidades de todos os utilizadores e da defesa dos direitos dos cidadãos.
|
|
|
A tarifa social de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga fixa ou móvel (TSI), disponibilizada pelas empresas aos consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais, enquadra-se no serviço universal das comunicações eletrónicas. Como tal as empresas podem efetuar um pedido de ressarcimento dos custos incorridos pela disponibilização da TSI. Nesse contexto, a ANACOM colocou em consulta pública o projeto de regulamento da metodologia de cálculo dos custos líquidos da prestação da tarifa social de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga.
Participe até 19 de setembro de 2022.
|
|
Serviços móveis
O tráfego de Internet móvel aumentou 39,5% no 1.º semestre de 2022. Este crescimento resulta do aumento do número de utilizadores e da intensidade de utilização do serviço.
|
|
|
Serviços postais
No 1.º semestre de 2022, o tráfego de correspondência, de correio editorial e de encomendas diminuiu 3,6%, 5,8% e 5,6%.
|
|
|
Serviço telefónico fixo
Entre janeiro e junho de 2022, o número de clientes do serviço telefónico fixo aumentou 2%. As redes de nova geração e as ofertas em pacotes que integram este serviço contribuíram para o aumento do número de acessos e de clientes.
|
|
|
Evolução dos preços das telecomunicações
Os preços da banda larga em Portugal são os quintos mais caros da União Europeia. A variação média dos preços nos últimos 12 meses foi 1,3 pontos percentuais superior à verificada na União Europeia.
|
|
|
|
|
|
|
|