Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas - 1.º semestre de 2022



Sumário executivo

4,5 milhões de subscritores de pacote de serviços

No primeiro semestre de 2022 (1S2022), o número de subscritores pacotes de serviços foi de 4,5 milhões (+151 mil ou +3,5% do que no mesmo período do ano anterior). O crescimento verificado foi inferior ao registado em anos anteriores (+3,9% no final do 1S2021) e está exclusivamente associado às ofertas 4/5P (+157 mil ou +7,2%).

Ofertas 4/5P foram as mais utilizadas

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,3 milhões de subscritores (52,6% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,7 milhões de subscritores (38,1%). O crescimento percentual das ofertas 4/5P (7,2%) foi o mais elevado desde o final de 2019, enquanto as ofertas 3P registaram um decréscimo (-0,2%), contrariando o crescimento que vinham a registar desde o início de 2020.

Ofertas isoladas representavam 71,7% dos acessos móveis e 15,9% dos acessos fixos

As ofertas isoladas, single play ou 1P, que se caracterizam por não serem comercializadas em pacote, representavam 71,7% dos acessos móveis e 15,9% dos acessos fixos.

No total dos acessos fixos e móveis, a maioria (56,2%) era constituída por acessos móveis single play, seguindo-se os acessos móveis integrados em pacote (22,2%), os acessos fixos integrados em pacote (18,2%) e, por último, os acessos fixos single play (3,4%).

Receitas de pacotes aumentaram 3,9% e receita unitária aumentou 0,4%

Entre janeiro e junho de 2022, as receitas de serviços em pacote foram de cerca de 923 milhões de euros (50,5% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 3,9% face ao verificado no mesmo período do ano anterior (o maior crescimento verificado desde o final de 2020). As receitas de ofertas 4/5P representaram 64,7% do total das receitas em pacote ou 32,7% do total das receitas retalhistas.

A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 34,75 euros (sem IVA), mais 0,4% face ao registado no semestre homólogo. A receita média mensal foi de 43,17 euros no caso das ofertas 4/5P (-0,1%) e de 27,57 euros no caso das ofertas 3P (-0,4%).

Quotas de prestadores

No final do 1S2022, a MEO foi o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,0%), seguindo-se o Grupo NOS (35,7%), a Vodafone (20,2%) e a NOWO (3,0%). Face ao mesmo período do ano anterior, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de subscritores (+0,5 p.p. e +0,2 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS (-0,5 p.p.) e da NOWO (-0,3 p.p.) diminuíram.

Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (44,1%), 3P (39,1%) e 4/5P (41,8%).

Por outro lado, a MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,2%), seguindo-se o Grupo NOS (40,1%), a Vodafone (16,8%) e a NOWO (1,8%). Face ao mesmo período do ano anterior, a MEO e o Grupo NOS aumentaram as quotas de receitas em 0,2 p.p. e 0,1 p.p., a Vodafone manteve a sua quota e a NOWO diminuiu a sua quota em 0,2 p.p.

O nível de concentração, medido pelo índice Herfindahl-Hirschman, continua elevado e aumentou ligeiramente face ao mesmo período do ano anterior. As ofertas 4/5P são aquelas que registaram o nível de concentração mais elevado. A atual tendência de diminuição da concentração iniciou-se em 2013, com o lançamento da oferta triple play da Vodafone suportada em FTTH. Globalmente, o nível de concentração não se tem alterado de forma significativa desde o início de 2018, à exceção das ofertas 4/5P onde se tem verificado uma tendência decrescente.

Resumo gráfico dos pacotes de serviços no 1.º semestre de 2022.