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VIDEOCAST ANACOM
No 2.º episódio da rubrica “À conversa com…” contamos com a participação de Carla Farto, Diretora do Centro Europeu do Consumidor em Portugal (CEC Portugal), que apresentou o trabalho desenvolvido por esta entidade no âmbito da proteção e defesa dos consumidores. O CEC Portugal faz parte da Rede de Centros Europeus do Consumidor e tem como principais atividades informar e prestar assistência aos consumidores na resolução de conflitos de consumo de natureza transfronteiriça.
CONSULTAS PÚBLICAS
Participe até amanhã, 16 de setembro de 2022, na consulta pública sobre as orientações estratégicas da ANACOM para 2023-2025. Diga-nos o que pensa sobre as 45 ações que a ANACOM se propõe desenvolver em consonância com os seus objetivos estratégicos, que visam reforçar a eficácia no cumprimento da missão da ANACOM, essencial para o desenvolvimento sustentado do sector das comunicações, indo ao encontro das necessidades dos utilizadores e da defesa dos direitos dos cidadãos.
A tarifa social de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga fixa ou móvel (TSI), disponibilizada pelas empresas aos consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais, enquadra-se no serviço universal das comunicações eletrónicas. Como tal as empresas podem efetuar um pedido de ressarcimento dos custos incorridos pela disponibilização da TSI. Nesse contexto, a ANACOM colocou em consulta pública o projeto de regulamento da metodologia de cálculo dos custos líquidos da prestação da tarifa social de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga.
Participe até 19 de setembro de 2022.
O Plano Estratégico do Espectro (PEE) estabelece os critérios e princípios estratégicos em relação à utilização do espectro de radiofrequências. A ANACOM colocou em consulta pública o próximo PEE e pretende recolher os contributos dos diversos intervenientes no mercado - fabricantes, operadores, entidades privadas e públicas, utilizadores e outros - quanto aos objetivos estratégicos delineados neste plano. Participe até 27 de outubro de 2022.
ESTATÍSTICAS ANACOM
Redes de alta velocidade
Cerca de 9 em cada 10 novos clientes de redes de alta velocidade contrataram um serviço suportado em redes de fibra ótica (FTTH).
NET.mede
No 2.º trimestre de 2022, foram realizados 182 mil testes à velocidade de Internet, 64% em acessos fixos residenciais e 27% em acessos móveis.
Internet em local fixo
89,2% das famílias dispunham de banda larga fixa no 1.º semestre de 2022. Número de acessos de banda larga fixa cresceu 3,6% face ao período homólogo, tendo atingido 4,4 milhões.
Televisão por subscrição
94,8% das famílias dispunham do serviço de distribuição de sinais de televisão por subscrição no 1.º semestre de 2022. Mais 272 mil assinantes subscreveram ofertas de TV suportadas em fibra ótica.


 
Pacotes de serviços
No 1.º semestre de 2022, as ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,3 milhões de subscritores e uma receita média mensal por subscritor de 43,17 euros.
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