Ofertas 4/5P impulsionam crescimento dos subscritores de serviços em pacote


No 3.º trimestre de 2022, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,5 milhões (+155 mil ou +3,6% do que no mesmo período do ano anterior). O crescimento verificado foi semelhante ao registado no ano anterior e está exclusivamente associado às ofertas 4/5P (+171 mil ou +7,7%).

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,4 milhões de subscritores (53,1% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,7 milhões de subscritores (37,7%). O crescimento percentual das ofertas 4/5P (+7,7%) foi o mais elevado desde o final de 2019, enquanto as ofertas 3P registaram um decréscimo (-0,7%), contrariando o crescimento registado entre 2019 e 2021.

As ofertas isoladas, single play ou 1P, que se caracterizam por não serem comercializadas em pacote, representavam 71,6% dos acessos móveis e 15,6% dos acessos fixos.

No total dos acessos fixos e móveis, a maioria (56,3%) era constituída por acessos móveis single play, seguindo-se os acessos móveis integrados em pacote (22,3%), os acessos fixos integrados em pacote (18,1%) e, por último, os acessos fixos single play (3,3%).

Entre janeiro e setembro de 2022, as receitas de serviços em pacote foram de cerca de 1393 milhões de euros (50,4% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 4,1% face ao verificado no mesmo período do ano anterior (o maior crescimento verificado desde o final de 2020). As receitas de ofertas 4/5P representaram 65% do total das receitas em pacote ou 32,7% do total das receitas retalhistas.

A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 34,76 euros (sem IVA), mais 0,6% face ao registado no trimestre homólogo. A receita média mensal foi de 43,16 euros no caso das ofertas 4/5P (+0,1%) e de 27,51 euros no caso das ofertas 3P (-0,6%).

No final do 3.º trimestre de 2022, a MEO foi o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,1%), seguindo-se o Grupo NOS (35,6%), a Vodafone (20,3%) e a NOWO (3,0%). Face ao trimestre homólogo, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de subscritores (+0,5 p.p. e +0,3 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS (-0,4 p.p.) e da NOWO (-0,3 p.p.) diminuíram. Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (44,9%), 3P (39,1%) e 4/5P (41,8%).

A MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,2%), seguindo-se o Grupo NOS (40,1%), a Vodafone (16,8%) e a NOWO (1,8%). Face ao mesmo período do ano anterior, a MEO e o Grupo NOS aumentaram as quotas de receitas (ambos 0,1 p.p.), enquanto a NOWO (-0,2 p.p.) e a Vodafone (-0,1 p.p.) diminuíram as suas quotas.

Resumo gráfico dos pacotes de serviços no 3.º trimestre de 2022


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