81% dos utilizadores de Internet fizeram chamadas de voz/vídeo online


A ANACOM divulga o relatório sobre a utilização de serviços over-the-top (OTT) em Portugal e na União Europeia (UE) em 2022 e as principais características dos consumidores destes serviços no segmento residencial.

Instant messaging, chamadas de voz pela Internet, leitura de notícias online, participação em redes sociais, música online e Internet banking foram serviços com níveis de participação superiores a 50% entre os utilizadores de Internet em Portugal.

Em 2022, 81% dos utilizadores da Internet efetuaram chamadas de voz ou vídeo através da mesma, correspondendo a mais 2 pontos percentuais (p.p.) do que em 2021. O crescimento anual deste serviço foi inferior ao registado nos anos anteriores (+9 p.p. em 2021 e +18 p.p. em 2020), anos marcados pela alteração de comportamentos dos consumidores, resultante da pandemia COVID-19. Portugal continuava acima da média da UE27 (+9 p.p.) e ocupava a 8.ª posição do ranking da utilização deste tipo de serviços. Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração destes serviços seria de 69%, +3 p.p. do que a média europeia, e Portugal ocupava a 13.ª posição do ranking da UE27. Em 2019, Portugal ocupava o último lugar deste ranking.

O instant messaging foi utilizado por 92% dos utilizadores de Internet. O nível de utilização deste tipo de aplicações em Portugal encontrava-se 12 p.p. acima da média da UE27, ocupando a 7.ª posição no respetivo ranking. Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração deste serviço em Portugal seria de 78%. Segundo esta perspetiva, Portugal ficou 6 p.p. acima da média europeia, posicionando-se no 13.º lugar do ranking da UE27.

Em 2022, cerca de 42% dos utilizadores de Internet subscreveram serviços videostreaming on demand (+9 p.p. que em 2020), encontrando-se Portugal na 16.ª posição no ranking da UE27. Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração destes serviços em Portugal seria de 36% em 2022 (+9 p.p. que em 2020), ocupando Portugal a 17.ª posição do ranking da UE27.

A leitura de notícias online, a participação em redes sociais, a música online e o Internet banking foram outros dos serviços com níveis de participação superiores a 50% entre os utilizadores de Internet em Portugal. A utilização de redes sociais e o acesso a informação online em Portugal foi significativamente superior à média da UE27. O e-commerce foi mais popular na UE27 do que em Portugal.

Em 2022, a Internet banking foi dos serviços analisados que mais cresceu entre os utilizadores de Internet, tendo ainda ultrapassado a média da UE27. Numa perspetiva de distribuição regional, destacam-se os utilizadores da região da Área Metropolitana de Lisboa (73%), com maiores níveis de utilização de Internet banking, em oposição aos do Alentejo e do Algarve (59% e 60%, respetivamente). 

Os indivíduos mais jovens, com o ensino superior e estudantes apresentaram uma maior propensão para a utilização dos diversos serviços OTT analisados, tal como ocorre na média da UE27. No entanto, para alguns serviços OTT o crescimento anual foi maior para os grupos com menor utilização, como é o caso dos reformados e indivíduos com mais idade, tanto na realização de chamadas de voz e vídeo pela Internet como na utilização de instant messaging.

Utilização de serviços over-the-top (OTT) - 2022


Consulte o relatório estatístico: