A ANACOM esteve em Macedo de Cavaleiros e em Sabrosa para apresentar aos autarcas os resultados dos estudos de qualidade das redes móveis feitos nos concelhos, na perspetiva dos utilizadores.
Na sessão de Macedo de Cavaleiros, realizada a 26 de janeiro de 2023, estiveram presentes, além de Benjamim Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal, vereadores e os presidentes das juntas de freguesia do concelho.
Em Sabrosa, na sessão que teve lugar a 27 de janeiro, marcaram presença a Presidente da Câmara, Helena Lapa, o Vice-Presidente, Martinho Barrigas Gonçalves, bem como vereadores e representantes das juntas de freguesias.
Nas sessões, além dos resultados dos estudos, foi ainda feito um ponto de situação sobre a fibra ótica no concelho e as perspetivas de melhoria que se espera aconteçam no futuro próximo, quer ao nível das redes móveis, como fixas, em consequência das obrigações de cobertura decorrentes do Leilão do 5G e do concurso que o Governo pretende lançar para levar a fibra ótica a todos os alojamentos.
Foram ainda apresentadas algumas soluções que permitem ultrapassar a falta de cobertura de banda larga, designadamente o satélite, bem como soluções que permitem melhorar e acelerar a cobertura do país e a prestação de um melhor serviço aos utilizadores, caso da partilha de infraestrutura e do roaming nacional.
A ANACOM esteve representada pelo Presidente, João Cadete de Matos, pela Administradora Patrícia Silva Gonçalves e pelos Diretores Luís Roque Pedro e Ilda Matos.
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Momento da sessão no município de Macedo de Cavaleiros | Momento da sessão no município de Sabrosa |
Apresentação do estudo de qualidade de serviço de Macedo de Cavaleiroshttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1737516
O trabalho de campo decorreu de 17 a 19 de outubro de 2022. No total foram percorridos cerca de 473 quilómetros, tendo sido realizadas 1330 chamadas de voz, 381 testes de velocidade da ligação à Internet e 105 831 registos de sinal rádio.
Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:
- cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas nas tecnologias 2G, 3G e 4G e 5G (sinal de rede);
- serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
- serviços de dados – acesso ao serviço de banda larga móvel.
Principais resultados dos testes realizados
Os resultados mostram que:
- Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 98,6% da Vodafone, 98,3% da NOS e 95,8% de medidas da MEO.
- A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 32,1% na NOS, 31% na Vodafone, e 22,7% na MEO.
- No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 98,4% para a Vodafone, 97,3% para a NOS e 96,2% para a MEO.
- O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 95,9% para a Vodafone, 93,3% para a MEO e 92,1% para a NOS.
- As taxas de sucesso de testes NET.medehttps://netmede.pt/ (testes iniciados e concluídos) foram de 79,4% para a Vodafone, 77,8% para a NOS e 61,3% para a MEO. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados.
- As velocidades médias de transferência de dados em download e upload foram, respetivamente, 81,3 e 19,1 Mbps na Vodafone, 65,0 e 18,2 Mbps na NOS e 41,4 e 12,9 Mbps na MEO, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência verificaram-se valores entre 30 e 60 ms, em 82,4% dos testes da MEO, em 76,1% na NOS e em 73,2% dos testes na Vodafone.
A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:
Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Macedo de Cavaleiros. Caso estivesse disponível o roaming nacional, teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade ascendendo aos 92,6% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”).
Apresentação do estudo de qualidade de serviço de Sabrosahttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1737497
O trabalho de campo decorreu a 26 e 27 de outubro de 2022. No total foram percorridos cerca de 255 quilómetros e realizadas 852 chamadas de voz, 264 testes de velocidade de ligação à Internet e 69 454 registos de sinal rádio.
Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:
- cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas nas tecnologias 2G, 3G e 4G e 5G (sinal de rede);
- serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
- serviços de dados – acesso ao serviço de banda larga móvel.
Principais resultados dos testes realizados
Os resultados mostram que:
- Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 99,7% da NOS, 99,4%, da VODAFONE, e 95,2% de medidas da MEO.
- A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 23,1% na MEO, 27,5% na Vodafone e 34% na NOS.
- No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 98,9% para a Vodafone, 98,6% para a NOS e 96,5% para a MEO.
- O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 96,4% para a Vodafone, 96,1% para a NOS e 92,6% para a MEO.
- As taxas de sucesso de testes NET.medehttps://netmede.pt/ (testes iniciados e concluídos) foram de 81,8% para a Vodafone, 72,7% para a NOS e 63,7% para a MEO. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados.
- As velocidades médias de transferência de dados em download e upload foram, respetivamente, 40,5 e 8,8 Mbps na MEO, 19,8 e 6,3 Mbps na NOS e 15,0 e 6,0 Mbps na VODAFONE, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência verificaram-se valores entre 30 e 60 ms, em 87,5% dos testes na Vodafone, em 84% dos testes da NOS, e em 83,1% na MEO.
A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:
Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade no concelho de Sabrosa.
Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Sabrosa. Caso estivesse disponível o roaming nacional, teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade ascendendo aos 94,1% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”).