ANACOM debate a qualidade das comunicações com autarcas de Macedo de Cavaleiros e Sabrosa


A ANACOM esteve em Macedo de Cavaleiros e em Sabrosa para apresentar aos autarcas os resultados dos estudos de qualidade das redes móveis feitos nos concelhos, na perspetiva dos utilizadores.

Na sessão de Macedo de Cavaleiros, realizada a 26 de janeiro de 2023, estiveram presentes, além de Benjamim Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal, vereadores e os presidentes das juntas de freguesia do concelho.

Em Sabrosa, na sessão que teve lugar a 27 de janeiro, marcaram presença a Presidente da Câmara, Helena Lapa, o Vice-Presidente, Martinho Barrigas Gonçalves, bem como vereadores e representantes das juntas de freguesias.

Nas sessões, além dos resultados dos estudos, foi ainda feito um ponto de situação sobre a fibra ótica no concelho e as perspetivas de melhoria que se espera aconteçam no futuro próximo, quer ao nível das redes móveis, como fixas, em consequência das obrigações de cobertura decorrentes do Leilão do 5G e do concurso que o Governo pretende lançar para levar a fibra ótica a todos os alojamentos.

Foram ainda apresentadas algumas soluções que permitem ultrapassar a falta de cobertura de banda larga, designadamente o satélite, bem como soluções que permitem melhorar e acelerar a cobertura do país e a prestação de um melhor serviço aos utilizadores, caso da partilha de infraestrutura e do roaming nacional.

A ANACOM esteve representada pelo Presidente, João Cadete de Matos, pela Administradora Patrícia Silva Gonçalves e pelos Diretores Luís Roque Pedro e Ilda Matos.

ANACOM debate a qualidade das comunicações com autarca de Macedo de Cavaleiros Momento da sessão no município de Sabrosa
Momento da sessão no município de Macedo de Cavaleiros Momento da sessão no município de Sabrosa

Apresentação do estudo de qualidade de serviço de Macedo de Cavaleiroshttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1737516

O trabalho de campo decorreu de 17 a 19 de outubro de 2022. No total foram percorridos cerca de 473 quilómetros, tendo sido realizadas 1330 chamadas de voz, 381 testes de velocidade da ligação à Internet e 105 831 registos de sinal rádio.

Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:

  • cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas nas tecnologias 2G, 3G e 4G e 5G (sinal de rede);
  • serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
  • serviços de dados – acesso ao serviço de banda larga móvel.

Principais resultados dos testes realizados

Os resultados mostram que:

  • Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 98,6% da Vodafone, 98,3% da NOS e 95,8% de medidas da MEO.
  • A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 32,1% na NOS, 31% na Vodafone, e 22,7% na MEO.
  • No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 98,4% para a Vodafone, 97,3% para a NOS e 96,2% para a MEO.
  • O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 95,9% para a Vodafone, 93,3% para a MEO e 92,1% para a NOS.
  • As taxas de sucesso de testes NET.medehttps://netmede.pt/ (testes iniciados e concluídos) foram de 79,4% para a Vodafone, 77,8% para a NOS e 61,3% para a MEO. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados.
  • As velocidades médias de transferência de dados em download e upload foram, respetivamente, 81,3 e 19,1 Mbps na Vodafone, 65,0 e 18,2 Mbps na NOS e 41,4 e 12,9 Mbps na MEO, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência verificaram-se valores entre 30 e 60 ms, em 82,4% dos testes da MEO, em 76,1% na NOS e em 73,2% dos testes na Vodafone.

A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

 A figura apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço.

Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade no concelho de Macedo de Cavaleiros.

 Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Macedo de Cavaleiros. Caso estivesse disponível o roaming nacional, teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade ascendendo aos 92,6% (níveis de qualidade ''Muito Boa'', ''Boa'' e ''Aceitável'').

Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Macedo de Cavaleiros. Caso estivesse disponível o roaming nacional, teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade ascendendo aos 92,6% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”).

Apresentação do estudo de qualidade de serviço de Sabrosahttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1737497

O trabalho de campo decorreu a 26 e 27 de outubro de 2022. No total foram percorridos cerca de 255 quilómetros e realizadas 852 chamadas de voz, 264 testes de velocidade de ligação à Internet e 69 454 registos de sinal rádio.

Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:

  • cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas nas tecnologias 2G, 3G e 4G e 5G (sinal de rede);
  • serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
  • serviços de dados – acesso ao serviço de banda larga móvel.

Principais resultados dos testes realizados

Os resultados mostram que:

  • Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 99,7% da NOS, 99,4%, da VODAFONE, e 95,2% de medidas da MEO.
  • A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 23,1% na MEO, 27,5% na Vodafone e 34% na NOS.
  • No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 98,9% para a Vodafone, 98,6% para a NOS e 96,5% para a MEO.
  • O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 96,4% para a Vodafone, 96,1% para a NOS e 92,6% para a MEO.
  • As taxas de sucesso de testes NET.medehttps://netmede.pt/ (testes iniciados e concluídos) foram de 81,8% para a Vodafone, 72,7% para a NOS e 63,7% para a MEO. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados.
  • As velocidades médias de transferência de dados em download e upload foram, respetivamente, 40,5 e 8,8 Mbps na MEO, 19,8 e 6,3 Mbps na NOS e 15,0 e 6,0 Mbps na VODAFONE, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência verificaram-se valores entre 30 e 60 ms, em 87,5% dos testes na Vodafone, em 84% dos testes da NOS, e em 83,1% na MEO.

A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

 A figura apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço.

Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade no concelho de Sabrosa.

 Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Sabrosa. Caso estivesse disponível o roaming nacional, teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade ascendendo aos 94,1% (níveis de qualidade ''Muito Boa'', ''Boa'' e ''Aceitável'').

Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Sabrosa. Caso estivesse disponível o roaming nacional, teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade ascendendo aos 94,1% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”).