Portugal recebe prémio de qualidade da experiência dos utilizadores de 5G na cidade de Lisboa


Portugal foi distinguido com o MedUX Best 5G QoE Award Link externo.https://www.canva.com/design/DAFbTVhCsNc/Itg9SoHApHjAIJnaEw80lg/view#8 pela qualidade da experiência dos utilizadores das redes 5G na cidade de Lisboa.

De acordo com a análise da MedUX, empresa multinacional líder na monitorização e medição da experiência dos utilizadores (Quality of Experience – QoE) e da qualidade das redes, Lisboa destacou-se em primeiro lugar em QoE, bem como em serviços de dados e over-the-top (OTT), acessibilidade, jogos e velocidade de upload 5G.

O prémio foi entregue a João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANACOM, com a presença também de Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, durante a Mobile World Conference 2023 Link externo.https://www.mwcbarcelona.com/, um evento de relevo para o ecossistema de conectividade a nível global, que decorre em Barcelona, entre 27 de fevereiro e 2 de março de 2023.

João Cadete de Matos frisou que esta é uma distinção importante para Portugal e para os operadores portugueses, sublinhando que é o resultado de estarem a investir, antecipando as obrigações que foram impostas no leilão. O Presidente da ANACOM destacou ainda que este tipo de análises é importante também para os reguladores, como a ANACOM, que fazem as suas próprias análises.

“Os nossos estudos confirmam estes dados e não apenas em Lisboa, na capital. Fazemos estudos em todos os concelhos e hoje temos 5G em 98% dos concelhos portugueses, o que é muito importante”, explicou, lembrando que apesar de Portugal ter sido um dos últimos países a concluir o leilão do espectro este foi um processo muito participado e onde foi distribuída uma grande quantidade de espectro.

Momento da entrega do MedUX Best 5G QoE Award ao Presidente da ANACOM (ao centro)
Momento da entrega do MedUX Best 5G QoE Award ao Presidente da ANACOM (ao centro)