Veja este email no seu browser
A ANACOM E O CONSUMIDOR
Neste episódio do Podcast ANACOM esclarecemos o que é o Livro de Reclamações e quais as diferenças que este apresenta em relação ao livro de reclamações interno dos operadores de serviços de comunicações. Fique também a saber que tem mais direitos e garantias se reclamar através do Livro de Reclamações público, face ao livro interno dos operadores.
É melhor escolher os serviços de comunicações eletrónicas isoladamente ou em pacote? Saiba qual a melhor opção para si acedendo às perguntas frequentes sobre a contratação de serviços no Portal do Consumidor da ANACOM.
DESTAQUES ANACOM
A Presidente da ANACOM esteve no programa Dúvidas Públicas da Rádio Renascença. Na primeira entrevista desde que tomou posse como Presidente do Conselho de Administração da ANACOM, em dezembro de 2023, Sandra Maximiano falou sobre o mercado das comunicações, a concorrência, os preços, o serviço postal, a TDT e o 5G.
A ANACOM fiscalizou 90 embarcações em vários portos do Continente e Ilhas no decorrer de 2023.  As ações em causa, realizadas em colaboração com a Polícia Marítima, visaram verificar o estado, as condições de operacionalidade e a correta utilização dos equipamentos de radiocomunicações instalados a bordo dessas embarcações. Em 15 situações foram encontradas irregularidades como, por exemplo, equipamentos sem licença ou que usavam frequências diferentes das que estavam licenciadas ou que nem sequer estão autorizadas para serviço móvel marítimo.
A ANACOM aprovou o projeto de regulamento relativo às taxas devidas pela emissão de certidões e reprodução de documentos. A consulta pública tem início após a publicação do projeto de regulamento em Diário da República, decorrendo a partir dessa data o prazo de 30 dias úteis para os interessados remeterem contributos.
A ANACOM aprovou o Regulamento relativo aos requisitos a cumprir pelas empresas de comunicações a fim de garantir acesso e escolha equivalentes a utilizadores finais com deficiência. Este Regulamento estabelece medidas destinadas a garantir que os utilizadores finais com deficiência têm acesso a serviços de comunicações eletrónicas e beneficiam da escolha de empresas e de serviços disponíveis para a maioria dos utilizadores finais.
A ANACOM aplicou coimas no valor global de mais de 465 mil euros à MEO, NOS, Vodafone e NOWO por violarem regras de barramento dos serviços de valor acrescentado. Em causa está a emissão de orientações internas e a definição de procedimentos no sentido de não permitir o barramento de serviços SVA.
ESTATÍSTICAS ANACOM
Comércio eletrónico 2023
Em 2023, 44% das pessoas residentes em Portugal efetuaram compras online. Por outro lado, cerca de 10% dos residentes efetuaram vendas online.
5G
No 4.º trimestre de 2023, 22,1% dos utilizadores de Internet móvel usaram redes 5G. O tráfego cursado em redes 5G foi cerca de 12% do total de tráfego de dados móveis.
Site oficial da ANACOM
Página oficial do Twitter da ANACOM
Página oficial do LinkedIn da ANACOM
Página oficial do YouTube da ANACOM
Copyright © 2024 ANACOM, Todos o direitos reservados

Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM)
Rua Ramalho Ortigão, 51 - 1099-099 Lisboa - Portugal
Tel.: 217211000; www.anacom.pt






This email was sent to <<Endereço de email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
ANACOM · Rua Ramalho Ortigão, 51 · Lisboa 1099-099 · Portugal