Reclamações sobre telecomunicações descem no 1.º trimestre mas as relativas aos serviços postais aumentam


No primeiro trimestre de 2024, a ANACOM registou cerca de 25,2 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, menos 11% ou 3 mil reclamações do que em igual período de 2023. Esta descida deve-se sobretudo à diminuição de 22% das reclamações sobre comunicações eletrónicas, para 15,8 mil reclamações.

Em contrapartida, as reclamações sobre serviços postais aumentaram 15% face ao período homólogo, tendo motivado 9,4 mil reclamações (37% do total de reclamações).

A NOS foi responsável por 38% das reclamações do sector, tendo sido o operador mais reclamado no 1.º trimestre, tanto em termos absolutos como em termos relativos. No total foi objeto de 5,9 mil reclamações, e regista um indicador de 2 reclamações por mil clientes. A MEO foi o prestador que registou o menor número de reclamações no sector (0,8 reclamações por mil clientes) e o que mais viu diminuir o volume de reclamações no primeiro trimestre do ano, registando 4,1 mil reclamações (26% do total), menos 33% face ao mesmo período do ano anterior. A VODAFONE registou 1,4 reclamações por mil clientes, ao todo 5,3 mil reclamações (34% do total do sector), menos 27% do que em igual período do ano passado.

No que respeita aos assuntos mais reclamados, os destaques vão para a demora ou reparação deficiente de falhas nos serviços e a falha no serviço de acesso à Internet fixa, ambos responsáveis por 2 mil reclamações (12% do total). O aumento do preço do serviço foi o motivo que mais diminuiu em todos os prestadores de serviços mais reclamados, face a igual período do ano anterior.

No primeiro trimestre de 2024, o distrito de Setúbal apresentou a maior taxa de reclamação para os serviços de comunicações eletrónicas, com cerca de 20 reclamações por 10 mil habitantes, e Bragança foi o distrito onde menos se reclamou, com 4 reclamações por 10 mil habitantes. Nos serviços postais, o distrito de Faro foi o que apresentou a maior taxa de reclamação, com cerca de 14 reclamações por 10 mil habitantes e, em sentido oposto, Bragança registou a menor taxa de reclamação, com 2 reclamações por 10 mil habitantes.

CTT são responsáveis por 83% das reclamações do sector postal

No primeiro trimestre de 2024, o sector postal foi objeto de cerca de 9 400 reclamações. Os CTT lideraram em número de reclamações registadas pela ANACOM, com 7,8 mil reclamações (83% do total do sector). Este número representa um aumento de 13% em comparação com o mesmo período de 2023, mas reflete uma diminuição trimestral relativa ao período anterior. A DPD representou 8% das reclamações registadas (cerca de 800 reclamações) e registou o maior aumento no período em análise, mais 32%. O conjunto de outros prestadores postais menos reclamados representou cerca de 9% das reclamações do sector e também viu aumentar as reclamações neste período (mais 17%).

No sector postal o assunto mais reclamado foi a falta de tentativa de entrega no domicílio, que foi responsável por 20% do total das reclamações no sector. O motivo de reclamação que mais subiu no 1.º trimestre foi o que se prende com a conduta dos funcionários, que representa 5% do total das reclamações do sector postal e subiu 2 pontos percentuais no trimestre.

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