No 58.º episódio da rubrica Podcast ANACOM, explicamos o significado de dois conceitos muito comuns no âmbito dos serviços postais.
Oiça o podcast ANACOM e fique a saber o que são o serviço postal universal e o correio expresso.
Guião do Podcast
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Neste episódio vamos explicar-lhe o significado de dois conceitos muito comuns no contexto dos serviços postais. São eles o Serviço Postal Universal e o Correio Expresso.
A lei assegura a existência do serviço postal universal ou SU, que inclui a oferta permanente de determinados serviços postais a serem prestados em todo o país, com uma qualidade determinada e a preços acessíveis. Este serviço visa responder às necessidades de comunicação das pessoas e empresas.
Mas atenção! Nem todos os serviços postais estão abrangidos pelo SU!
O SU abrange os seguintes serviços de âmbito nacional e internacional:
- envios de correspondência, livros, catálogos, jornais e outras publicações periódicas até 2 kg de peso;
- envios de encomendas postais até 10 kg de peso;
- entrega, em Portugal, de encomendas postais com origem noutros Estados-Membros da União Europeia até 20 kg de peso;
- envios registados; e,
- envios com valor declarado.
Atualmente, está em vigor, desde fevereiro de 2022, um contrato de concessão do serviço postal universal, acordado entre o Estado e os CTT, por um período de sete anos. Assim, durante este período, os CTT encontram-se obrigados a assegurar a prestação do SU, cumprindo determinados níveis de qualidade, que incluem:
- prazos de encaminhamento;
- regularidade e fiabilidade dos serviços;
- tempos de espera no atendimento nos estabelecimentos postais.
Cabe, também, aos CTT, enquanto prestador do SU, garantir em exclusivo:
- a colocação de marcos e caixas de correio na via pública para o depósito de cartas e outros envios postais;
- a emissão e venda de selos postais com a menção “Portugal”;
- o serviço de correio registado utilizado em procedimentos judiciais ou administrativos; e
- o serviço de vales postais.
No entanto e como mencionado, nem todos os serviços postais estão abrangidos pelo SU, como é o caso dos serviços de correio expresso.
E o que são estes serviços de correio expresso?
São serviços mais rápidos, com prazos de entrega predefinidos. Estes serviços são registados, permitindo controlar o percurso do envio até ao momento da entrega e estão sujeitos à garantia de responsabilidade do operador, mediante seguro. Isto significa que, em caso de perda, o remetente tem direito a uma compensação.
Para mais informação visite o Portal do Consumidor da ANACOM em anacom-consumidor.pt ou ligue-nos através do número gratuito 800 206 665.
Saiba mais:
- Perguntas frequentes sobre serviços postaishttps://www.anacom-consumidor.pt/faq-servicos-postais
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