Sub-Comité de Gestão de Frequências (NATO FMSC) - Roterdão


/ Atualizado em 27.07.2006

Realizou-se ainda em Roterdão, a 5 de Setembro, um encontro do Frequency Management Committee (NATO FMSC).

O presidente do FMSC informou que as forças da NATO não têm intenção de vir a utilizar os serviços do sistema Galileo e que a NC3A se prontificou a disponibilizar 14 homens por mês, durante o período de um ano, para apoiar actividades de gestão de espectro a desenvolver no âmbito do grupo.

O FMSC endossou as prioridades identificadas pelo PWG no processo de adesão dos novos países. Em resposta a uma questão levantada ficou esclarecido que a data limite para cumprimento destas condições é Dezembro de 2003.

Do resultado dos trabalhos, destaca-se a aprovação, na generalidade, da proposta apresentada pelo PWG para a preparação das posições militares a defender na WRC07, tendo-se decidido empossar o PWG como grupo responsável pela condução dos trabalhos de preparação da próxima conferência; Por outro lado, o Military Frequency Group (MFG) submeterá formalmente ao presidente do FMSC o requisito militar para as faixas em discussão na WRC07, que o presidente do FMSC remeterá ao PWG. A contribuição do MFG contendo o requisito operacional para as faixas incluídas da agenda da WRC07 e identificadas como possuindo interesse militar constituirá o ponto de partida para os trabalhos do PWG de preparação da posição conjunta civil/ militar.