PT SE 19 - Copenhaga


/ Atualizado em 24.07.2006

A 20 e 21 de Abril, decorreu em Copenhaga um encontro da equipa de projecto PT SE19 do grupo trabalho Engenharia do Espectro (ECC WG SE), cuja missão está centrada em assuntos do serviço fixo (SF), tais como:

- preparação de planos de frequência harmonizados para o SF;

- estudos de novas tecnologias do SF;

- estudos de compatibilidade entre o SF e outros serviços;

- coordenação de actividades relevantes com o Sector das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT-R).

Debateu-se na reunião, entre vários assuntos, a coexistência dos sistemas fixos sem fios (FWS) nas faixas 3.4-3.6 GHz e 3.6-3.8 GHz.

Na última reunião havia sido criado um Correspondence Group (CG), com a missão de finalizar uma recomendação ECC sobre a coexistência de FWS nas faixas 3.4-3.6 GHz e 3.6-3.8 GHz. Como resultado do trabalho realizado por este CG, foi apresentada a versão final de uma recomendação ECC, a ser apresentada ao ECC WG SE, para aprovação.

Outro assunto em foco foi a coexistência entre sistemas multi-ponto (MP) na faixa dos 32 GHz.

A administração francesa tinha sido convidada, na reunião anterior, a apresentar um plano de frequências para a faixa entre 31.8 e 33.4 GHz. A proposta apresentada foi revista pelo SE19, seguindo agora para apreciação do ECC WG SE.

Os limites de potência isotrópica radiada equivalente (PIRE) na faixa dos 58 GHz estiveram, de igual modo, em discussão. Durante esta reunião o relatório ECC foi revisto secção por secção. A versão resultante deste trabalho foi aprovada para ser submetida ao ECC WG SE. A aprovação deste relatório possibilitará o aumento da PIRE em sistemas FWS para 58 GHz.

Foi ainda acordada uma proposta de alteração da ECC/REC12-09, para ser apresentada no WG SE.

Quanto aos planos de frequências, para FWS, na faixa de frequências entre 64 e 66 GHz, decorrem ainda os trabalhos em preparação pelo CG criado na última reunião para o efeito. No entanto, ficou já acordado que o espectro em causa vai ser dividido em 66 blocos de 30 MHz, contemplando 2 blocos de 10 MHz como banda de guarda.

O representante italiano apresentou um documento propondo o desenvolvimento de planos de frequências para o futuro FWS entre os 71 GHz e os 76 GHz.

A próxima reunião decorrerá em 14 e 15 de Setembro.