CEPT e outras organizações regionais - Genebra


/ Atualizado em 31.07.2006

A convite da Presidência da Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT) - Suíça - e no seguimento de eventos semelhantes que se realizaram no passado, nomeadamente por iniciativa da presidência portuguesa da CEPT, realizou-se no dia 8 de Junho, em Genebra, uma reunião entre a CEPT e outras organizações regionais congéneres.

O principal objectivo da reunião era a troca de ideias e eventual coordenação de posições no âmbito dos trabalhos da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Entre os principais assuntos abordados, destaque para o extenso debate em torno do relatório do consultor externo contratado pela UIT para levar a cabo a implementação de um conjunto de recomendações aprovadas em 2003 pelo Conselho da organização.

Alguns participantes consideraram que o trabalho do consultor não atingia os objectivos pretendidos pelo Conselho da UIT, dado que não fornecia soluções concretas para a implementação das pretendidas alterações à gestão financeira da UIT e aos sistemas de informação (nomeadamente introdução de contabilidade analítica e sistema de registo de tempo). Considerou-se unanimemente que o assunto deverá ser tratado com atenção pelo Conselho, que deverá tomar decisões que permitam uma adequada implementação das recomendações.

Outro assunto que suscitou preocupação foi a realização das Exposições Telecom. Reconheceu-se a necessidade de organizar eventos de menor dimensão e mais focados no mercado alvo, dado que o modelo actual dificilmente voltará a gerar retorno financeiro.

No que diz respeito à Assembleia Mundial de Normalização de Telecomunicações (WTSA04), que terá lugar em Outubro, concluiu-se que todas as regiões estão em pleno processo de preparação das respectivas posições para a mesma. Acordou-se na realização de uma reunião entre todas as organizações mesmo antes da Assembleia, já no local em que esta decorrerá (Brasil), com vista a coordenar, na medida do possível, as respectivas posições.

Abordou-se ainda o seguimento da primeira fase da Cimeira Mundial da Sociedade da Informação (WSIS), ficando acordado que os esforços se deverão dirigir para a implementação do respectivo plano de acção. Os participantes partilhavam também a opinião de que o papel da UIT nos trabalhos preparatórios da segunda fase não se deveria limitar aos aspectos logísticos e financeiros, devendo haver um contributo mais efectivo da organização e dos seus sectores no âmbito das respectivas competências.

Reconhecendo que a presente reunião mostrou, uma vez mais, que os encontros entre as diversas organizações são muito proveitosos para todos os envolvidos, acordou-se que seria de fomentar a realização deste tipo de reuniões numa base regular.

Além da CEPT, representada pelo seu Presidente, Marc Furrer, pelo regulador britânico (Office of Communications – OFCOM) e pelo Vice-Presidente, Saraiva Mendes, da ANACOM, participaram na reunião representantes da Telecomunidade Ásia-Pacífico (APT), da União Africana de Telecomunicações (ATU), da Comissão Inter-americana de Telecomunicações (CITEL) e da RCC (Regional Commonwealth in the field of Communications).