35º Dia Mundial da Normalização, 14 de Outubro


“As normas unem o mundo”. Este é o mote para a comemoração do 35º Dia Mundial da Normalização, que se celebra hoje, 14 de Outubro, na mesma data em que encerram dos trabalhos da Assembleia Mundial de Normalização das Telecomunicações (WTSA-04), que decorre em Florianópolis, no Brasil.

O desenvolvimento e a manutenção das normas internacionais, enquanto padrões técnicos que harmonizam e proporcionam eficácia, eficiência, qualidade, segurança, interoperabilidade, fiabilidade e compatibilidade de projectos e negócios, constituem o objectivo do sistema internacional de normalização, que integra a União Internacional das Telecomunicações (UIT), a Organização Internacional de Normalização (ISO) e a Comissão Internacional de Electrotécnica (IEC).

As normas unem sociedades, mercados e, sobretudo, criam uma ponte no processo do conhecimento, na medida em que “estabelecem ligações entre os países em desenvolvimento e/ou em transição económica e o ‘saber-fazer’ das tecnologias de ponta, que lhes permite poderem aumentar a sua capacidade de exportação e a sua competitividade”, conforme consta da mensagem divulgada por aquelas organizações.

Ao nível nacional, por via de um protocolo de cooperação com o organismo nacional de normalização IPQ - Instituto Português da Qualidade, a ANACOM é o organismo com funções de normalização sectorial (ONS/ANACOM) para o sector das comunicações (telecomunicações e correios) e da compatibilidade electromagnética.


Consulte:

Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • ONS ANACOM https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=165910