Portugal tem 9,6 milhões de utilizadores de telemóveis


/ Atualizado em 01.06.2007

No final de Setembro existiam em Portugal 9,636 milhões de utilizadores de telemóveis, segundo dados que os operadores móveis entregaram à ANACOM. Este número, que traduz um crescimento da base de utilizadores, resulta em boa medida do desempenho do mercado móvel no terceiro trimestre do ano, já que nos dois trimestres anteriores o número de utilizadores tinha caído.

O crescimento do número de utilizadores foi de 3,2% face ao trimestre anterior, explicado pela coincidência do trimestre com o período tradicional de férias, e de 7,6% em termos homólogos.

A maior parte dos utilizadores continua a utilizar cartões pré-pagos, que correspondem a 79% do total do mercado, enquanto os produtos com assinatura representam 21% do mercado.

Em Setembro, a taxa de penetração do serviço estava nos 92%, continuando acima da média comunitária que no mesmo período era de 84,4%. 

Entre Julho e Setembro foram originadas nas três redes móveis nacionais, TMN, Vodafone e Optimus, cerca de 1,5 mil milhões de chamadas e 2,7 mil milhões de minutos, valores que correspondem a variações trimestrais de 1,2% e 2,6% respectivamente. Em termos homólogos, o crescimento no número de chamadas foi de 2,6% enquanto que o número de minutos subiu 5,6%.

O tráfego com maior crescimento foi o destinado a redes internacionais, que registou um acréscimo de 18,5% no número de chamadas e de 13,3% no volume de minutos. O que é explicado pela coincidência com o período de férias.

O tráfego originado nas redes móveis e terminado nas redes fixas registou no terceiro trimestre do ano um aumento de 1,9% em termos de chamadas e de 5,1% em termos de minutos, sendo a primeira vez que tal aconteceu em 2004.

Já o tráfego com origem nas redes fixas e destinado às redes móveis caiu, 1,9% em número de chamadas em termos trimestrais e 4,5% em termos homólogos. Em minutos registou-se uma subida, de 1,5% face ao trimestre anterior, mas em termos homólogos existe uma quebra de 4,5%.

Durante o terceiro trimestre do ano foram enviadas cerca de 635 milhões de mensagens, o que representa um acréscimo de 5,1% face ao trimestre anterior e um aumento de 11% em termos homólogos. Apesar deste crescimento, o número de chamadas mensais por utilizador é superior ao número de SMS.

No que respeita ao serviço móvel com recursos partilhados, o trunking, registava um total de 8200 assinantes no final de Setembro, número que reflecte um crescimento de 2% face ao trimestre anterior e de 7,4% em termos homólogos. Em Portugal existem dois operadores que prestam o serviço: a Radiomóvel e a Repart.


Consulte: