Banda larga cresce 12,5% no primeiro trimestre de 2005


/ Atualizado em 21.11.2007

No final do primeiro trimestre deste ano existiam em Portugal cerca de 966 mil utilizadores de Internet de banda larga - incluindo os que acedem por ADSL, modem por cabo ou por outras formas, como o FWA por exemplo - o que coloca a taxa de penetração nos 9,2%, contra 5,5% no período homólogo.

No primeiro trimestre do ano, o número de utilizadores de banda larga aumentou 12,5% face ao trimestre anterior, correspondendo a um acréscimo de 107 mil clientes. Em termos homólogos, o crescimento dos clientes de banda larga é de 68%.

Nos primeiros três meses do ano, o acesso por ADSL suplantou o do modem por cabo, já que no final de Março existiam em Portugal 499 mil clientes de ADSL, enquanto o acesso por modem por cabo somava 464 mil clientes.

De acordo com os dados da ANACOM, regista-se pela primeira vez a predominância do ADSL, já que representa 52% do total de acessos de banda larga. No trimestre em análise, este tipo de acesso atingiu um crescimento de 18,7%, a que corresponderam 79 mil clientes. Já o acesso por modem por cabo cresceu 6,6% ou 29 mil acessos.

No acesso dial-up existiam no final do primeiro trimestre deste ano 4,210 milhões de clientes, o que coloca o número total de clientes de internet em Portugal nos 5,176 milhões de clientes, mais 9,2% que no trimestre anterior e mais 47,8% em termos homólogos.

No número de acessos dial-up há que ter em conta que engloba acessos residenciais e empresariais, gratuitos e não gratuitos, sendo ainda frequente que um utilizador dial-up seja cliente de vários ISP - Internet Service Provider, pelo que o número não deve ser usado como estimativa do número de utilizadores de Internet em Portugal.


Consulte: