Portugal tinha, no final de Março, 1,436 milhões de utilizadores de subscritores do serviço de distribuição de televisão por cabo. Número que traduz um crescimento trimestral de 1,4% da base de subscritores. Em termos absolutos, esse crescimento traduz-se na adesão de cerca de 20 mil novos assinantes entre Janeiro e Março.
A percentagem de subscritores do serviço face à população manteve-se praticamente inalterada nos 13,7%.
A distribuição dos assinantes de televisão pelas várias regiões do país também se manteve inalterada, sendo Lisboa aquela que concentra mais subscritores, metade do total. No primeiro trimestre, o número de utilizadores de televisão por cabo em Lisboa aumentou 1,4%, para 728 mil. A região Norte, com 347 mil clientes, foi uma das que registou um crescimento mais acentuado face ao trimestre anterior, 1,8%. Na região Centro existiam no final de Março 171 mil utilizadores de televisão por cabo, tendo esta região registado um crescimento de 1,4% no número de assinantes. O Alentejo, região com o menor número de utilizadores do serviço, 38 mil, foi a que registou maior crescimento, 1,9%.
No final do primeiro trimestre de 2005 cerca de 29% do total dos alojamentos portugueses subscreviam o serviço de televisão por cabo. As regiões da Madeira e do Alentejo continuam a ser as que têm maior, 64,1%, e menor, 9,1%, respectivamente, adesão ao serviço de distribuição de televisão por cabo.
As casas cabladas, 3,6 milhões, representavam cerca de 73% do total de alojamentos portugueses, mais sete pontos percentuais que o valor registado no trimestre anterior.
Durante os primeiros três meses deste ano, foram cabladas 33 mil casas.
Dos lares cablados, 39% subscreviam o serviço, mais 0,2 pontos que no trimestre anterior.
A região de Lisboa é a que tem mais alojamentos cablados, 47%, seguindo-se a região Norte com 27% e a região Centro com 14%. O Algarve tem 5% das casas cabladas, valor que no caso do Alentejo desce para 3% e para 2% nos casos das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
No final do primeiro trimestre, o serviço de distribuição de televisão através da tecnologia DTH (Direct To Home) tinha 389 mil assinantes, mais 1,4% que no trimestre anterior. Subscreveram este serviço durante o trimestre cerca de cinco mil pessoas.
Consulte:
- Serviços postais https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277786