ANACOM destaca desempenho dos operadores móveis no serviço de mensagens curtas


O Serviço de Mensagens Curtas (SMS) da TMN, Vodafone e Optimus apresenta muito bom desempenho, segundo um estudo de qualidade levado a cabo pelo ICP-ANACOM. Das 51 538 tentativas de envio de mensagens de teste, mais de 99,9% foram efectuadas com sucesso e 99,7% foram entregues, ao terminal de destino, sem erros e dentro da janela de entrega definida internacionalmente, até 175 segundos.

O tempo médio de entrega de uma mensagem curta foi de 12 segundos, sendo de salientar que mais de 99% das mensagens apresentaram tempo de entrega inferior a 20 segundos.

De acordo com o estudo da ANACOM, os indicadores acessibilidade ao serviço, taxa de entrega e tempo médio de entrega não apresentam diferenças significativas entre dias úteis e fins-de-semana. Também não se registam diferenças significativas quando se comparam os valores destes indicadores obtidos em cada hora do dia.

Por operadores, ao nível da acessibilidade, a Vodafone apresenta uma taxa de sucesso de 100% no envio de SMS, seguindo-se a TMN com 99,99% e a Optimus com 99,83%.

No que respeita à taxa de entrega de SMS, no caso das mensagens enviadas da rede da Vodafone 99,87% foram entregues sem erros e dentro da janela de entrega definida pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute) - tempo de entrega até 175 segundos. No caso da TMN a percentagem é de 99,80% e no caso da Optimus é de 99,53%.

Este é o primeiro estudo de qualidade que o regulador fez ao serviço de mensagens curtas dos operadores móveis, e apenas para os envios dentro da rede. As medidas para realização do teste foram feitas entre 30 e Maio e 6 de Junho, em Lisboa e Porto, tendo sido enviadas 51 538 mensagens.

Na aferição da qualidade do serviço de mensagens curtas foram analisados indicadores de importância fundamental: a acessibilidade, o tempo de entrega, a taxa de entrega e a variação ao longo do tempo destes indicadores.


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