TV por cabo com 1,468 milhões de assinantes em Junho


/ Atualizado em 01.06.2007

No final de Junho existiam em Portugal 1,468 milhões de assinantes do serviço de distribuição de televisão por cabo, mais 2,1% que em Março, número que coloca a percentagem de assinantes face à população portuguesa nos 14%. Este número de assinantes revela que do total de lares cablados, 3,69 milhões de casas ou 73,6% do parque habitacional total, 39,8% já subscreviam o serviço, mais 0,5 pontos que em Março.

Se consideramos o número de assinantes em relação ao número de alojamentos em Portugal, a taxa de penetração do serviço estava no final de Junho em 29,3%.

Em termos absolutos, entre Abril e Junho aderiram ao serviço de distribuição de televisão por cabo 30 mil novos clientes. Em termos homólogos contabilizaram-se 97 mil novos assinantes.

Durante o segundo trimestre do ano, a distribuição dos assinantes de televisão por cabo pelas várias regiões do país manteve-se inalterada. A região de Lisboa concentra 50,8% do número total de assinantes, seguindo-se a região Norte com 24% do total e a região Centro com 11,9% do total de assinantes. A Região Autónoma da Madeira tem 4,4% dos assinantes totais de televisão por cabo, seguida do Algarve, com 3,7%, os Açores com 2,7%, e do Alentejo, região com menor número de subscritores do serviço, com 2,6% do total ou 39 mil assinantes.

No trimestre em análise, as regiões da Madeira e do Alentejo continuaram a ser as regiões com maior (67,8%) e menor (9,2%) adesão ao serviço de distribuição de televisão por cabo, respectivamente.

No final do segundo trimestre deste ano, o serviço de distribuição de televisão por cabo através da tecnologia DTH (direct to home) contava com 404 mil assinantes, mais 2,9% do que no trimestre anterior e mais 13% do que no período homólogo. Entre Abril e Junho subscreveram este serviço mais 11 mil assinantes, em termos homólogos o acréscimo ascende a 47 mil assinantes. É na Madeira que se regista o crescimento trimestral mais acentuado, 35,3%. O crescimento homólogo é de 168.

As regiões do Norte e Centro continuam a concentrar o maior número de assinantes, 32% e 33%, respectivamente.


Consulte: