Banda larga cresce 8% no terceiro trimestre


O número de clientes de banda larga existentes em Portugal aumentou 8% no terceiro trimestre deste ano, para 1,132 milhões de clientes. Neste período, aderiram à Internet de alto débito 84 mil novos clientes. Em termos homólogos, o acréscimo é de 51,4%.

No final de Setembro, o número de clientes de ADSL atingiu os 641 mil, enquanto os clientes que acediam à Internet de banda larga através de modem por cabo se cifravam em 488 mil. O ADSL é já o principal acesso à banda larga, com 57% do total de acessos. De acordo com os dados da ANACOM, em cada cinco novos acessos de banda larga cerca de quatro são de ADSL.

A banda larga por ADSL registou a adesão de 68 mil novos clientes no terceiro trimestre, contra um aumento de 16 mil novos clientes no acesso por modem por cabo.

A Internet de banda larga apresentava no final de Setembro uma taxa de penetração de 10,8%, 0,8 pontos percentuais acima do valor verificado no final do trimestre anterior.

Para a expansão da banda larga através da tecnologia ADSL contribui o crescimento do número de lacetes desagregados, reflexo da aposta dos operadores em chegar aos clientes directamente e da melhoria das condições da OLL - Oferta do Lacete Local.