Clientes de acesso à Internet aumentam 6,6% no terceiro trimestre


/ Atualizado em 21.11.2007

O número de clientes do serviço de acesso à Internet em Setembro cifrava-se em 1,427 milhões, mais 6,6% que no trimestre anterior. Destes, 1,132 milhões são clientes de banda larga, mais 8% que no período segundo trimestre do ano. Os clientes de Internet dial-up cifravam-se em 295.756, mais 1,3% face aos três meses anteriores.

No terceiro trimestre, a ANACOM alterou a forma de cálculo e apresentação do número de clientes dial-up de acesso à Internet. A partir deste trimestre apenas divulga o número de clientes activos durante o trimestre em análise.

O número de clientes de banda larga registou a adesão de 84 mil novos clientes. Em termos homólogos, o acréscimo é de 51,4%.

No final de Setembro, o número de clientes de ADSL atingiu os 641 mil, enquanto os clientes que acediam à Internet de banda larga através de modem por cabo se cifravam em 488 mil. O ADSL é já o principal acesso à banda larga, com 57% do total de acessos. De acordo com os dados da ANACOM, em cada cinco novos acessos de banda larga cerca de quatro são de ADSL.

A banda larga por ADSL registou a adesão de 68 mil novos clientes no terceiro trimestre, contra um aumento de 16 mil novos clientes no acesso por modem por cabo.

A Internet de banda larga apresentava no final de Setembro uma taxa de penetração de 10,8%, 0,8 pontos percentuais acima do valor verificado no final do trimestre anterior.

Para a expansão da banda larga através da tecnologia ADSL contribui o crescimento do número de lacetes desagregados, reflexo da aposta dos operadores em chegar aos clientes directamente e da melhoria das condições da OLL - Oferta do Lacete Local.

No terceiro trimestre, existiam 1,211 milhões de clientes residências, dos quais 932 mil tinham acesso através de banda larga. O número de clientes residenciais representa 33% das famílias clássicas residentes em Portugal. O número de clientes residenciais de banda larga representa 26% das famílias clássicas residentes.

O acesso por modem por cabo continua a ser o meio preferencial de acesso à Internet no segmento residencial. No final de Setembro existiam 474 mil clientes de acesso através de modem por cabo, cerca de 51% do total de clientes residenciais de banda larga. O acesso por ADSL representava 49% do total de clientes de banda larga, correspondentes a 458 mil clientes.

No segmento não residencial, o ADSL é o principal modo de acesso. No final de Setembro existiam 183 mil clientes de ADSL, contra 17 mil no acesso dial-up, 14 mil no acesso por modem por cabo e 2800 acessos através de circuitos alugados.

A quota de mercado do grupo PT, em clientes, caiu para 78,6%, menos 2,6 pontos percentuais que no trimestre homólogo e um ponto abaixo do trimestre anterior. A quota de clientes ADSL da PT era de 85,4%, menos 1,9 pontos que no período anterior e 5,8 pontos abaixo em termos homólogos.

No acesso por modem por cabo, a PT tinha uma quota de 69,8% no final de Setembro, mantendo a tendência de queda que se regista desde o início de 2004.


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