A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) tem um novo sítio na Internet a partir das zero horas de amanhã, terça-feira. Novas áreas temáticas, um Balcão Virtual, a introdução de funcionalidades de navegação para os cidadãos com necessidades especiais e a reorganização das cerca de 10 mil páginas de informação que contém, em português e inglês, são as principais novidades. O sítio surgirá, ainda, com uma imagem actualizada.
Este novo sítio mantém a vocação do seu antecessor: apresentar-se como um centro de informação sobre os mercados de telecomunicações e de correios, virado para o público especializado, mas também para os utilizadores deste tipo de serviços, ou seja, todos nós. Visto de qualquer uma das perspectivas, o www.anacom.pthttps://www.anacom.pt pretende funcionar como ferramenta de trabalho e de informação.
O sítio levará o atendimento da Autoridade Nacional de Comunicações, até aqui limitado às instalações físicas de Lisboa, Porto, Madeira e Açores, ao espaço cibernético, com a criação de um Balcão Virtual, através do qual serão prestados serviços aos cidadãos. Entre os serviços prestados está a inscrição de projectistas e/ou instaladores, a apresentação de reclamações relacionadas com a protecção à recepção de radiodifusão, a marcação de exames de aptidão para o exercício da actividade de radioamador e o pedido de vários tipos de registos.
O Balcão Virtual - Serviço de Atendimento em Linha responderá igualmente às dúvidas colocadas pelos utilizadores, nesta primeira fase sobre o serviço fixo de telefone, audiotexto, plano nacional de numeração, desagregação do lacete local e o regime de instalação de infra-estruturas de telecomunicações em edifícios (ITED). Estará igualmente disponível para consulta um glossário de termos técnicos com várias centenas de entradas.
Os cidadãos com necessidades especiais passarão a ter maior facilidade de navegação e de consulta da informação. Para isso, todas as imagens são legendadas a adaptáveis a interfaces Braille, permitindo aos invisuais a sua percepção. Os conteúdos foram dispostos de forma clara, facilitando a sua compreensão pelos cidadãos com dificuldades cognitivas, as fontes tornaram-se redimensionáveis, facilitando a consulta pelas pessoas com dificuldades de visão, e a navegação sem rato tornou-se possível. Para os visitantes menos habituados à Internet, foi introduzida ajuda à navegação no sítio.
Todas estas funcionalidades respeitam as recomendações da Unidade de Acesso do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Programa de Tecnologias da Sociedade da Informação da União Europeia e do W3C "Web Accessibility Initiative".
O www.anacom.pthttps://www.anacom.pt respeita igualmente todas as boas práticas de qualidade na construção de sítios na Internet recomendadas pela Comissão Interministerial para a Sociedade da Informação, no seguimento aliás do trabalho desenvolvido para o sítio anterior, que obteve o primeiro lugar na categorização do motor de busca Google no directório Instituições do Estado e do Governo em Portugal e o sexto lugar no directório mundial Agências de Regulação de Telecomunicações.
Para a comunicação social, foi criada uma Sala de Imprensa virtual, que inclui recursos de informação e de trabalho específicos para os jornalistas. Esta sala será, posteriormente, dotada de informação de enquadramento noticioso.
O novo sítio da ANACOM foi desenvolvido durante os últimos meses por uma equipa da Autoridade Nacional de Comunicações, com o apoio técnico da Neoris.
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) é o regulador português dos mercados das telecomunicações e correios, sucedendo, depois da publicação dos seus novos estatutos, ao Instituto das Comunicações de Portugal (ICP).