Clientes do serviço móvel continuam a aumentar


/ Atualizado em 01.06.2007

No final do primeiro trimestre deste ano existiam em Portugal 11,56 milhões de utilizadores de telefones móveis, mais 1% do o número existente no trimestre anterior e 8,6% acima dos valores existentes no período homólogo. A taxa de penetração do serviço estava, no final de Março, nos 109,8%, acima da média da União Europeia que atingiu os 101,9%.

Os detentores de cartões pré-pagos, que totalizavam 9,319 milhões no final de Março, representam 80,6% do total de utilizadores. Estes utilizadores foram os que mais contribuíram para o crescimento do serviço móvel terrestre no primeiro trimestre deste ano, ao registar um crescimento de quase 4%.

No mesmo período existiam 2,239 milhões de clientes detentores de planos de assinatura, que representam 19,4% dos assinantes totais.

Durante os primeiros três meses deste ano, os utilizadores de telefones móveis realizaram 1,59 mil milhões de chamadas, menos 2,5% que no trimestre anterior e mais 5% que no período homólogo. No mesmo período, os clientes do serviço móvel receberam mais de 1,6 mil milhões de chamadas, uma quebra de 2,4% no trimestre e de 4,4% em termos homólogos.

As chamadas dentro da própria rede representam 67,3% do total de chamadas realizadas. As chamadas móvel-fixo representam 8% do total de chamadas originadas nas redes móveis.

As chamadas fixo-móvel, que representam 9% das chamadas terminadas nas redes móveis, continuam a apresentar das maiores descidas trimestrais, 4,1%, e das maiores descidas em termos homólogos, 5,5%.

O número de minutos de conversação nas redes móveis caiu 1,9% no trimestre, para três mil milhões de minutos. Face ao período homólogo registou-se um acréscimo de 8,1%.

A duração média das chamadas continua a rondar os 112 segundos, com os assinantes a realizarem em média cerca de 46 chamadas por mês, das quais 31 para a mesma rede.

Nos primeiros três meses de 2006 voltou a registar-se um aumento significativo do número de mensagens escritas enviadas, que totalizou 2,61 mil milhões de SMS. Um número que traduz um crescimento de 54,2% face ao trimestre anterior, e que poderá resultar da adesão dos clientes do serviço às campanhas promocionais dos operadores móveis.

No período em análise cada cliente enviou em média 75 SMS, contra 49 no trimestre anterior.


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