Comparador da ANACOM faz 110 mil simulações no primeiro ano


No primeiro ano de utilização do comparador de preços de chamadas de telefones móveis lançado pela ANACOM, entraram no Observatório de Tarifários 60 mil utilizadores distintos que realizaram 110 mil operações de simulação.

Do total de operações feitas no primeiro ano, que se completou sexta-feira 28 de Julho, a maioria visou a consulta de tarifários de chamadas, que totalizou quase 59 mil operações. A segunda funcionalidade mais utilizada foi a comparação de chamadas, operação realizada mais de 30 mil vezes, neste primeiro ano.

De acordo com os dados do ICP-ANACOM, em média, por mês, acederam ao comparador cinco mil utilizadores, que fizeram 9100 simulações mensais.

Para promover o Observatório de Tarifários, a ANACOM lançou uma campanha publicitária, que decorreu entre 17 de Abril e 17 de Julho, levando a um aumento significativo do nível de utilização desta ferramenta por parte dos consumidores.

De facto, a média diária do número de acessos e de operações de simulação realizadas passou de 55 e 71, respectivamente, no mês anterior ao arranque da campanha; para valores médios diários de 341 acessos e 438 operações realizadas no mês após o início da campanha.

O comparador, desenvolvido em colaboração com os três operadores móveis nacionais, está disponível no site www.anacom.pthttps://www.anacom.pt, e é aberto a todos os interessados.

O comparador da ANACOM arrancou inicialmente com a comparação de chamadas nacionais no serviço móvel, permitindo fazer comparação de tarifários, consulta de tarifários, chamada virtual, e ver face ao consumo mensal real do utilizador qual o tarifário mais adequado. Posteriormente, em Novembro, passou a disponibilizar para o serviço de mensagens curtas (SMS) e para o serviço de mensagens multimédia (MMS) as funcionalidades existentes para as chamadas de voz. A partir de hoje, o Observatório conta com uma melhoria ao nível da simulação de consumo mensal, passando a oferecer a opção «O meu perfil de consumo mensal». A ANACOM vai ainda introduzir algumas melhorias em termos de acessibilidade, nomeadamente na disponibilização da versão texto do OT, permitindo uma melhoria de acesso para os cidadãos com necessidades especiais, e para os cidadãos com largura de banda reduzida ou hardware de menor capacidade, caso dos acessos dial-up e via telemóvel.

Com este simulador, a ANACOM pretendeu colmatar uma deficiência, caracterizada pela grande dificuldade que os consumidores sentem em fazer comparações de preços de telecomunicações, por falta de tempo, desconhecimento do conjunto de ofertas tarifárias que estão no mercado e nalguns casos por dificuldades em definirem o seu próprio perfil de utilização. Designadamente no serviço móvel, em que existe uma enorme diversidade de tarifários.

A ANACOM pretende ainda alargar o comparador a outras funcionalidades, caso da Internet.


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