ECC PT1 - Oslo


Realizou-se em Oslo (Noruega), de 27 a 29 de Junho, a 21.ª reunião da equipa de projecto 1 do Comité de Comunicações Electrónicas (ECC PT1), tendo estado presentes 85 participantes, entre administrações, operadores, fabricantes e observadores da Comissão Europeia, Comissão Inter-americana de Telecomunicações (CITEL), UMTS Forum e outras organizações. O PT1 é responsável por todos os assuntos sobre a evolução futura do IMT-2000 e sistemas "para além" do IMT-2000, tendo de coordenar as contribuições europeias e suas posições relativas às questões de espectro, regulamentares e de partilha/compatibilidade no âmbito do WP 8F do Sector das Radiocomunicações da União Internacional das Telecomunicações (UIT-R). Em particular, destaca-se a responsabilidade deste grupo na preparação das posições da CEPT nos itens 1.4 e 1.9 da Conferência Mundial das Radiocomunicações de 2007 (WRC-07). 
 
Nesta reunião, destaca-se a preparação das posições europeias sobre o item 1.4 da próxima WRC - análise das questões de espectro relacionadas com o futuro desenvolvimento do IMT-2000 e dos sistemas "além IMT-2000". Depois de alguma discussão, foi possível acordar a revisão da Brief já existente sobre o assunto, sendo de destacar a introdução de pontos indicando que a identificação de espectro adicional para IMT deve estar focada na componente terrestre e que, quanto ao espectro na faixa 470-862 MHz, não deve ser tomada nenhuma posição enquanto não houver uma análise dos resultados da última Conferência Regional de Radiocomunicações (RRC-06).

É de mencionar ainda que o ECC PT1 aprovou uma proposta da decisão que possibilita a implementação do sistema UMTS (Universal Mobile Telecommunications Systems) nas faixas do 900 e 1800 MHz. Pretende-se que esta decisão seja encaminhada ao próximo encontro do grupo de trabalho Gestão de Frequências (WG FM), em Setembro, a fim de ser adoptada para consulta pública. A este respeito saliente-se que foi já apresentado uma versão preliminar do relatório de compatibilidade do UMTS 900/1800 com sistemas operando em faixas adjacentes (tais como o DECT, GSM-R e os microfones emissores).
 
Por último, os trabalhos com vista à revisão da recomendação ERC/REC 01-01, sobre coordenação fronteiriça para o UMTS, foram finalizados nesta reunião. Esta nova versão, no essencial, altera os níveis limite de coordenação mantendo a metodologia já existente na anterior ERC/REC 01-01.
 
Quanto aos estudos de compatibilidade, é de relevar que os mesmos abrangem diversas áreas tais como a televisão digital (DVB) e o serviço fixo por satélite (FSS). A discussão encontra-se numa fase inicial, dado que ainda se estão a definir os parâmetros técnicos do IMT-Avançado necessários para os estudos.