Taxa de penetração do serviço de distribuição de televisão por cabo está nos 13,2%


/ Atualizado em 20.11.2007

A percentagem de assinantes do serviço de distribuição de televisão por cabo face à população portuguesa fixou-se nos 13,2% no terceiro trimestre de 2006, valor idêntico ao registado no trimestre anterior.

A Madeira (27,7%) e o Alentejo (4,9%) são as regiões com maior e menor penetração do serviço de distribuição por cabo, respectivamente.

No mesmo período, os subscritores do serviço de distribuição de televisão por cabo - 1,4 milhões - representavam 27,9% do total dos alojamentos portugueses.

A soma de alojamentos cablados durante o trimestre, por todos os operadores de distribuição de TV por cabo, ascendeu a cerca de 28 mil - o que corresponde a mais 0,7% do que o valor correspondente reportado no trimestre anterior  - colocando o número de alojamentos cablados por todos os operadores em cerca de 3,9 milhões. Lisboa continua a ser a região onde se concentram a maioria dos alojamentos cablados, 45%.

No final de Setembro, o serviço de distribuição de televisão por cabo contava com cerca de 1,4 milhões de assinantes, valor ligeiramente inferior ao verificado no trimestre anterior. Em comparação com o trimestre homólogo registou-se um crescimento de 0,1%, o que, em termos absolutos, corresponde à adesão de cerca de mil novos assinantes.

O decréscimo trimestral do número de assinantes de televisão por cabo é directamente influenciado pela mesma evolução que se verificou no número de clientes de um dos principais operadores. Este operador justifica o decréscimo com a actual conjuntura económica. No entanto considera-se que esta situação poderá, eventualmente, ser reflexo do ambiente concorrencial no mercado de banda larga e da introdução de novas ofertas ao nível dos serviços de acesso à Internet em banda larga. Isto porque alguns utilizadores do serviço de distribuição de televisão por cabo tinham na Internet a motivação para aderir ao serviço.

No trimestre em análise, a Região Autónoma dos Açores foi aquela que registou o crescimento trimestral mais elevado do número de assinantes (1,6%). A região Autónoma da Madeira cresceu 1,2%.

No período em análise, a região de Lisboa continuou a concentrar metade do número total de assinantes de televisão por cabo (50,4%).

Quanto ao serviço de distribuição de televisão através da tecnologia Direct to Home (DTH) contava com 403 mil assinantes no final de Setembro, mais 5,3% que no trimestre anterior e mais 2,6% que no período homólogo. Em termos absolutos, e durante o trimestre em análise, contabilizaram-se mais 20 mil assinantes.


Consulte: