Serviços de distribuição de sinal de TV por subscrição por cabo e satélite crescem no segundo trimestre


/ Atualizado em 22.02.2008

No final de Junho existiam em Portugal 1.897 milhões de assinantes dos serviços de distribuição de sinal de TV por subscrição suportados em redes de distribuição por cabo ou satélite (DTH), um crescimento homólogo de 6,5% e de 0,9% em termos trimestrais.

No mesmo período, os assinantes destes serviços representavam cerca de 34,4% dos alojamentos, o que revela um aumento homólogo de 2,1 pontos na taxa de penetração.

Do total de clientes dos serviços de distribuição de TV por subscrição suportados em redes de distribuição por cabo ou satélite, 76,5% são clientes do serviço de distribuição de televisão por cabo, que contava no final de Junho com cerca de 1,5 milhões de assinantes, mais 3,8% que no período homólogo, traduzidos na adesão de 53 mil novos assinantes.

A percentagem de assinantes deste serviço face à população portuguesa fixou-se nos 13,7%, mais 0,2 pontos percentuais do que o registado no trimestre anterior.

Entre Abril e Junho, o Alentejo foi a região que registou os mais elevados crescimentos do número de assinantes de televisão por cabo, tanto face ao trimestre anterior (7,1%), como em termos homólogos.

No segundo trimestre do ano, a distribuição dos assinantes de televisão por cabo por região manteve-se praticamente inalterada, com a região de Lisboa a concentrar 49,2% do total de assinantes de televisão por cabo.

No mesmo período, a soma de novos alojamentos cablados por todos os operadores ascendeu a cerca de 52 mil. O total de acessos por cabo disponíveis cresceu assim 1,3% cento em relação ao trimestre anterior, atingindo cerca de 4,1 milhões.

No trimestre em análise, o Alentejo foi a região onde o número de alojamentos cablados mais cresceu (7%).

Não se registaram alterações significativas na distribuição relativa dos alojamentos cablados por região. Lisboa, com 44%, continua a concentrar a maioria dos acessos por cabo disponíveis.

No final de Junho, os assinantes do serviço de distribuição de televisão por cabo representavam cerca de 26,3% do total dos alojamentos portugueses, mais 0,3 pontos percentuais do que no trimestre homólogo.

No que respeita ao serviço de distribuição de televisão através da tecnologia Direct To Home (DTH), no final de Junho contava com 445 mil assinantes, tendo registado um crescimento trimestral de 0,2% e um crescimento homólogo de 16,3%. Em termos absolutos, durante o trimestre em análise contabilizaram se mais mil assinantes.

As Regiões Norte e Centro continuam a ser as que concentram o maior número de assinantes deste serviço, ambas com uma percentagem de assinantes superior a 30% do total.


Consulte: