Reunião da PT 42 do Grupo de Trabalho Engenharia do Espectro - Copenhaga


/ Atualizado em 11.01.2008

Realizou-se em Copenhaga (Dinamarca), de 20 a 22 de Agosto de 2007, a 7.ª reunião da equipa de projecto 42 (PT 42) do grupo de trabalho Engenharia do Espectro (WG SE), responsável pelos assuntos técnicos relacionados com a introdução da utilização flexível do espectro em determinadas faixas de frequências. Actualmente, o objectivo do grupo é responder ao mandato da Comissão Europeia (CE) de 5 de Julho de 2006, enquadrado na nova política da CE sobre a utilização flexível do espectro. O mandato requer, tendo em conta a necessidade de se evitarem interferências, a definição do mínimo de condições técnicas a serem aplicadas às faixas de frequências assinaladas pelo Comité do Espectro Radioeléctrico (RSC) segundo o conceito WAPECS - Wireless Access Policy for Electronic Communication Services, do Grupo de Política do Espectro de Radiofrequências (RSPG).

O Presidente apresentou os pontos relevantes para o grupo relativos à reunião do Comité das Comunicações Electrónicas (ECC) de Julho 2007, na qual foi discutida a resposta ao mandato da Comissão atribuído à PT 42, nomeadamente que o documento foi aceite como resposta interina e que se decidiu que uma versão mais elaborada da mesma (versão preliminar da resposta final) será apresentada na reunião do ECC que terá início a 17 de Dezembro. Caso a resposta seja finalizada até 12 de Dezembro, será igualmente apresentada durante a reunião do RSC. Por outro lado, o Presidente agradeceu ao grupo pelo alto grau de participação no trabalho por correspondência na revisão da resposta ao mandato.

Foi decidido ainda enviar um Liaison Statement à equipa de projecto 1 do ECC indicando que a PT 42 poderá eventualmente aproveitar algum dos resultados obtidos pelo grupo nos estudos de coexistência da norma ETSI BRAN na faixa dos 2,5GHz. No que respeita às contribuições da indústria relativas às máscaras para terminais e novos avanços no Third Generation Partnership Project (3GPP), foi decido criar um grupo de trabalho por correspondência para estudar o impacto das máscaras de emissão nas Block/Band Edge Mask (BEM), actualmente propostas na resposta interina.

O objectivo para a próxima reunião da PT 42, no que respeita à definição de BEM, é verificar se as máscaras de emissão apresentadas pela indústria ficam contempladas na BEM proposta para a faixa dos 2,5 GHz. Caso as máscaras de emissão não fiquem contempladas na actual proposta, será estudada a forma de ficarem abrangidas. A análise será baseada em estudos de coexistência e as conclusões incluídas numa contribuição a ser discutida na próxima reunião.