Correio azul e correio normal - preços dos serviços postais abaixo da média europeia


Os preços praticados em Portugal para os serviços de correio normal e correio azul estão abaixo da média da União Europeia, conclui um estudo sobre a Evolução dos Preços do Serviço Postal elaborado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). A mesma análise observa que, nos últimos dez anos, os preços cobrados em Portugal pelos serviços de correio normal e correio azul desceram em termos reais.

De acordo com o estudo, e tomando como base dados recolhidos em Março deste ano, o preço global do serviço de correio normal é 31,9% mais barato em Portugal do que, em média, na União Europeia. O preço global do correio azul, ou prioritário, por seu turno, é 7,9% mais barato em Portugal do que, em média, na União Europeia. Ambos os valores se referem a cartas até 20 gramas de formato normalizado para o serviço nacional.

Para o serviço internacional, o preço praticado em Portugal está 1% abaixo da média da Quinze quando o destino é a própria União Europeia, 6,1% abaixo quando o destino é o resto da Europa e 13,3% abaixo quando o destino é o resto do mundo. Os dados revelados por estes números respeitam a Março de 2002, a cartas até 20 gramas de formato normalizado e ao serviço de correio normal, ou não prioritário.

Isolando os preços praticados em Portugal e sujeitando-os a uma análise evolutiva, constata-se a existência de uma baixa real das tarifas praticadas entre 1992 e 2002. Em dez anos, os preços desceram 23,2% no caso do correio azul e 3,6% no caso do correio normal, em termos reais. Agregando ambos os serviços postais num único cabaz, constata-se que nos últimos dez anos, as tarifas praticadas se reduziram 5,1%, em termos reais. Todos os valores dizem respeito a preços médios.


Consulte: