Reunião da PT 42 do Grupo de Trabalho Engenharia do Espectro - Nicósia


/ Atualizado em 11.01.2008

Realizou-se em Nicósia (Chipre), de 25 a 27 de Setembro de 2007, a 8.ª reunião da equipa de projecto 42 (PT 42) do grupo de trabalho Engenharia do Espectro (WG SE), responsável pelos assuntos técnicos relacionados com a introdução da utilização flexível do espectro em determinadas faixas de frequências, tendo estado presentes 35 participantes em representação de administrações, operadores, fabricantes, Comissão Europeia (CE) e Gabinete Europeu de Radiocomunicações (ERO). Actualmente, o objectivo do grupo é responder ao mandato da Comissão Europeia (CE) de 5 de Julho de 2006, enquadrado na nova política da CE sobre a utilização flexível do espectro. O mandato requer, tendo em conta a necessidade de se evitarem interferências, a definição do mínimo de condições técnicas a serem aplicadas às faixas de frequências (470-862 MHz, 880-915 MHz/925-960 MHz, 1710-1785 MHz/1805-1880 MHz, 1900-1980 MHz/2010-2025 MHz/2110-2170 MHz, 2,5 - 2,69 GHz, 3,4-3,8 GHz) assinaladas pelo Comité do Espectro Radioeléctrico (RSC) segundo o conceito WAPECS - Wireless Access Policy for Electronic Communication Services, do Grupo de Política do Espectro de Radiofrequências (RSPG).

No que respeita à interacção entre a PT 42 e outros grupos de trabalho, foram apresentadas as contribuições resultantes da última reunião do WGSE, nomeadamente as alterações propostas ao Sumário Executivo. Em relação ao Liaison Statement da equipa de projecto 1 (PT1) do ECC, uma vez que este grupo resolveu avançar com os estudos de compatibilidade na faixa dos 2,5 GHz, foi indicado que os resultados obtidos até finais de Novembro de 2007 serão enviados à PT 42. Finalmente, foi apresentado o Liaison Statement do ERM_FLX (grupo de trabalho do Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações - ETSI) onde se indica que a faixa 863-870 MHz vai ser estudada pelo ERM_FLX como uma faixa flexível mesmo que não enquadre na definição de Flexible Band do ECC Report 80. Por outro lado, o ETSI informou que ainda está a analisar o impacto na definição de standards harmonizados causado pelo conceito de Block/Band Edge Mask (BEM) adoptado pela PT 42.

O grupo Ad-Hoc, criado na reunião anterior da PT 42 para definição da BEM na faixa dos 2,5 GHz, reportou o resultado das duas conferências telefónicas realizadas durante o mês de Setembro. Este grupo tomou a decisão de estabelecer um conjunto de dois BEM como solução para a faixa, identificando dois casos. O caso A, para o qual será definida uma BEM num cenário de tecnologias de multiplexagem por divisão na frequência (FDD)/FDD ou multiplexagem por divisão no tempo (TDD)/TDD sincronizado, e o caso B, para um cenário TDD/FDD ou TDD/TDD não-sincronizado. Ao contrário do estabelecido para a faixa 3,4-3,8 GHz, na faixa dos 2,5 GHz serão apresentadas BEM tanto para a estação base como para o terminal.

No que respeita às restantes faixas, um novo anexo foi criado para a faixa 3,4-3,8 GHz com base na contribuição de Portugal, enquanto que na faixa dos 900 MHz foi incluído um ponto levantado pela Federação Russa; as restantes faixas não foram alteradas. Em relação ao sumário executivo proposto pelo WGSE, o mesmo foi discutido e ligeiramente alterado tentando salvaguardar o espírito proposto.

Por causa da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2007 (WRC-07), o grupo só realizará mais uma reunião, no final de Novembro, com o objectivo de trabalhar na faixa dos 2,5 GHz e nas conclusões gerais. O grupo Ad-Hoc continuará as discussões através de conferências telefónicas e a versão final da resposta será apresentada ao RSC na reunião de Dezembro.