Mercado móvel continua a crescer


No final do 3.º trimestre de 2007 existiam em Portugal 12,9 milhões de assinantes do Serviço Telefónico Móvel, número que representa um aumento de 4,4% face ao trimestre anterior e de 8,5% face ao trimestre homólogo.

Os detentores de cartões pré-pagos, 10,116 milhões, representavam 78,2% do total de assinantes, e cresceram 4,2% neste trimestre, o que significa, em termos absolutos, mais 412 mil assinantes. Os planos de assinaturas/pós-pagos, que totalizam 2,825 milhões, registaram um aumento de 4,8%, correspondente a cerca de 130 mil novos assinantes. Este acréscimo pode estar associado à adesão dos assinantes de serviços de dados baseados no UMTS e ao lançamento de ofertas específicas no âmbito do desenvolvimento da Sociedade da Informação (Iniciativa Novas Oportunidades, iniciativas e-oportunidades, e-escolas e e-professores). Neste caso a maioria dos tarifários são pós-pagos.

No final de Setembro, a taxa de penetração do serviço ascendia a 122,1 por 100 habitantes. A interpretação destes valores deverá levar em conta que existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão. De acordo com um inquérito ao consumo de comunicações electrónicas da ANACOM, cerca de 14,9% dos utilizadores possuem 2 cartões activos, enquanto que 2,5% dos utilizadores dispõem de 3 ou mais cartões. Além disso, existem cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet; existem cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas (terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática, etc?); e existem cartões afectos a empresas.

No período em análise, os assinantes do serviço móvel realizaram cerca de 1,83 mil milhões de chamadas, um crescimento de 5,7% face ao trimestre anterior e mais 7,8% que no período homólogo.

No mesmo período, o número de chamadas recebidas na rede móvel rondou 1,82 mil milhões, valor que representa acréscimos de 4,6% face ao trimestre anterior e de 7,2% em termos homólogos. Globalmente, o número de chamadas cresceu, em termos anuais, a taxas ligeiramente inferiores à taxa de crescimento do número de assinantes.

No mesmo período, o número de minutos de conversação originados nas redes móveis totalizou mais de 3,5 mil milhões, registando um aumento de 8,5% em relação ao trimestre anterior. O número de minutos terminados nas redes móveis atingiu cerca de 3,64 mil milhões, valor que representa um acréscimo de 7,5% relativamente ao trimestre anterior.

Em termos anuais, o número de minutos cursados nas redes móveis está a crescer a taxas superiores ao crescimento do número de assinantes e ao crescimento do número de chamadas.

No terceiro trimestre de 2007, os assinantes do serviço móvel terrestre realizaram, em média, cerca de 47 chamadas mensais, sendo que 31 delas foram realizadas para a rede do operador de origem.

O tempo médio de conversação por assinante tem vindo a aumentar, atingindo cerca de 92 minutos por mês (mais 3 minutos que no trimestre anterior). Os assinantes falam, em média, 63 minutos com assinantes da própria rede, 18 minutos com assinantes de outras redes móveis, 6 minutos com clientes da rede fixa e 5 minutos para destinos internacionais.

No terceiro trimestre voltou a registar-se um aumento muito significativo do número de mensagens escritas enviadas, 11,2% face ao trimestre anterior, para 5,1 mil milhões de mensagens. Este facto estará associado à adesão a tarifários específicos que têm vindo a surgir e que incluem um elevado número de mensagens grátis.

O número médio de mensagens enviadas por assinante foi, neste período, de 132 por mês - mais de 4 mensagens por dia, em termos médios.


Consulte: