Os interessados devem ter em conta as seguintes indicações:
- Ao nível das competências técnicas:
- estudos completos ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Superior, em Comunicação, preferencialmente na vertente da Comunicação Institucional;
- capacidades de análise, síntese e de técnicas redactoriais de informação;
- conhecimento das atribuições e o posicionamento do ICP-ANACOM e o enquadramento, a estrutura e o funcionamento do sector das comunicações, a nível nacional e internacional, bem como do enquadramento institucional nacional e internacional e das políticas, estrutura e funcionamento das instituições comunitárias e das organizações internacionais sectoriais;
- capacidade de organização para proceder de acordo com instruções gerais e específicas;
- proactividade no desenvolvimento funcional e na formação contínua.
- Ao nível das competências metódicas:
- fluência em Inglês e bons conhecimentos de uma terceira língua comunitária;
- capacidades de planeamento, preparação e acompanhamento;
- prática na utilização de ferramentas microinformáticas;
- capacidade de gestão de vários assuntos em simultâneo, com prioridades distintas;
- criatividade ao nível da negociação e apresentação de soluções.
- Ao nível das competências sociais:
- disposição para a acção e cooperação para estabelecer/manter relações funcionais:
- internas - frequentes e transversais à organização para recolha e fornecimento de conteúdos sobre informação para divulgação ao exterior, sendo fundamental capacidade para manter relações produtivas com outros colaboradores da Autoridade;
- externas - frequentes e de alguma complexidade, com fornecedores para a organização das acções de comunicação e com entidades/organismos ligados ao sector para troca de informação técnica;
- capacidade de relacionamento interpessoal;
- capacidade de adaptação à mudança;
- orientação para o trabalho em equipa.
- Ao nível das competências participativas:
- iniciativa;
- assertividade;
- orientação para a excelência no desempenho;
- ética profissional;
- espírito de missão;
- orientação para o cliente interno e externo.
É ainda condição preferencial para esta função experiência profissional na área de comunicação durante dois anos, incluindo conhecimentos no desenvolvimento de acções de comunicação/divulgação.