Operadores têm falhas na cobertura 3G do Arquipélago dos Açores


/ Atualizado em 16.07.2008

A cobertura das redes móveis nos arquipélagos da Madeira e dos Açores apresenta diferenças significativas entre operadores, tecnologias e tipo de locais analisados, segundo um estudo de aferição da qualidade de serviço realizado pela ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações. Nos aglomerados urbanos, as redes GSM dos operadores TMN e Vodafone apresentam boa cobertura. Os resultados obtidos em WCDMA, embora inferiores aos de GSM, são ainda bons. A Optimus, na região autónoma da Madeira, apresenta níveis semelhantes aos observados para os operadores TMN e Vodafone, tanto para GSM como para WCDMA. Na Região Autónoma dos Açores, em GSM, os resultados são inferiores aos registados pelos outros dois operadores estudados, embora ainda bons. Em WCDMA, a cobertura é inexistente, tanto em Ponta Delgada como em Angra do Heroísmo.

Os eixos rodoviários apresentam largas zonas com cobertura deficiente ou mesmo inexistente, principalmente nos Açores e para a tecnologia WCDMA. Em GSM, o operador Optimus apresenta os desempenhos mais baixos, com níveis de boa cobertura da ordem dos 41%, no arquipélago dos Açores, e dos 83,2%, no arquipélago da Madeira. Em WCDMA, as piores coberturas verificam-se no arquipélago dos Açores. O operador Optimus não está presente em qualquer ilha e a TMN e Vodafone não estão presentes nas ilhas das Flores e do Corvo. Os níveis de boa cobertura da TMN e Vodafone situam-se em 60% e 41,7%, respectivamente. No arquipélago da Madeira, os níveis de boa cobertura dos operadores Optimus e TMN aproximam-se dos 80%, enquanto que para a Vodafone se situam nos 56%

O serviço de voz, no que toca aos indicadores Acessibilidade do Serviço e Taxa de Terminação de Chamadas, apresenta bons níveis de desempenho nos aglomerados urbanos, tanto no arquipélago dos Açores como no da Madeira. O menor valor foi registado pela TMN no Funchal, com uma Taxa de Terminação de Chamadas de 95%.

Nos eixos rodoviários, observa-se uma degradação generalizada destes indicadores, causada pelas inúmeras zonas com má ou inexistente cobertura radioeléctrica das redes móveis. A degradação mais acentuada é registada pela Optimus na região autónoma dos Açores, com Acessibilidade do Serviço inferior a 42%.

As redes dos operadores Optimus, TMN e Vodafone apresentam bons tempos médios de estabelecimento de chamadas de voz, independentemente dos locais analisados.

As chamadas de voz, terminadas de forma normal (120 segundos de duração), apresentam boa Qualidade Áudio, tanto nas zonas urbanas como nos principais eixos rodoviários dos arquipélagos dos Açores e da Madeira. A TMN apresenta o melhor desempenho, embora sejam pouco significativas as diferenças entre operadores.

O desempenho do serviço de vídeotelefonia fica aquém do registado no serviço de voz. O operador Optimus não dispõe de rede radioeléctrica de suporte a serviços de terceira geração (WCDMA) no arquipélago dos Açores, impossibilitando assim o acesso ao serviço de videotelefonia.

Tal como no serviço de voz, o serviço de vídeotelefonia apresenta melhores desempenhos nos aglomerados urbanos do que nos eixos rodoviários. Nos aglomerados urbanos, nos Açores, o operador Vodafone apresenta o melhor desempenho com uma Acessibilidade do Serviço de 92,5% e uma Taxa de Terminação de Chamadas de 99,5%. Na Madeira, os melhores desempenhos foram registados pelos operadores TMN e Vodafone, com Acessibilidade do Serviço da ordem dos 87% e Taxa de Terminação de Chamadas próxima de 99%. O indicador Tempo de Estabelecimento de Chamadas apresenta bons resultados, com os melhores desempenhos registados pelo operador Vodafone.

Nos eixos rodoviários, a Acessibilidade do Serviço apresenta valores muito baixos; nos Açores são mesmo inferiores a 50% para todos os operadores estudados. No arquipélago da Madeira o melhor desempenho foi registado pela TMN, com 83,2%, enquanto que Optimus e Vodafone ficam pelos 65,1% e 54,7%, respectivamente.

O indicador Taxa de Terminação de Chamadas apresenta níveis bastante mais elevados do que o indicador Acessibilidade do Serviço. O nível mais baixo, 89,3%, foi registado pelo operador Vodafone na região autónoma da Madeira. Tal como verificado nos aglomerados urbanos, o indicador Tempo de Estabelecimento de Chamadas apresenta bons resultados.

As chamadas de videotelefonia terminadas de forma normal (120 segundos de duração), apresentam boa Qualidade Áudio e aceitável Qualidade Vídeo. Não se observam diferenças significativas entre operadores ou entre aglomerados urbanos e eixos rodoviários.

Para a realização deste estudo, a ANACOM procedeu a uma recolha de medidas, em dias úteis e durante as horas normais de trabalho, entre 11 de Junho e 30 de Julho de 2007. Foram efectuadas 9.076 chamadas de teste e 1.259.005 medidas de nível de sinal radioeléctrico. A amostra utilizada permitiu que os resultados globais obtidos, por cada operador, apresentem erros de precisão máximos inferiores a 4,1%, no arquipélago dos Açores, e inferiores a 5,1%, no arquipélago da Madeira, com nível de confiança de 95%.


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