Sítio da ANACOM na Internet disponibiliza conteúdos em formato áudio


O sítio da ANACOM na Internet, www.anacom.pthttps://www.anacom.pt, disponibiliza ao público, a partir de hoje, uma nova funcionalidade que permite aceder de forma automática à versão áudio dos conteúdos publicados nas áreas de actualidades e notas de imprensa.

Se pretender aceder ao conteúdo em braille, o utilizador poderá fazê-lo, enviando o pedido por email para o endereço textoparabraille@robobraille.orgmailto:textoparabraille@robobraille.org.

A disponibilização desta funcionalidade foi possível graças a uma parceria estabelecida entre a ANACOM e o Consórcio RoboBraille, representado em Portugal pelo Centro de Inovação para Deficientes (CIDEF).

O projecto RoboBraille consiste numa ferramenta que permite a conversão automática de documentos electrónicos para braille ou voz sintetizada, de forma rápida e sem custos. Qualquer utilizador poderá converter texto em áudio através deste sistema, bastando enviar um email para o endereço textoparavoz@robobraille.orgmailto:textoparavoz@robobraille.org. Para a conversão de texto em braille, os pedidos deverão ser remetidos para o endereço textoparabraille@robobraille.orgmailto:textoparabraille@robobraille.org.

O serviço, operado e mantido pelo Centro Dinamarquês para a Deficiência Visual, Crianças e Juventude (Synscenter Refsnæs), foi implementado inicialmente na Dinamarca. Numa segunda fase, e através de financiamento da UE ao abrigo do programa eTen, foi posto em prática em Portugal, Itália, Irlanda, Reino Unido e Chipre. Também a França e a Lituânia se juntaram recentemente ao projecto. Actualmente, a conversão áudio já é possível em dinamarquês, francês, grego, inglês, italiano, lituano e português.

O (Synscenter Refsnæs) e o Consórcio RoboBraille foram distinguidos com o «Social Contribution Award 2007», pela British Computer Society.

Com este novo serviço, a ANACOM dá mais um contributo para a plena integração de pessoas com necessidades especiais na sociedade de informação, através do fomento de efectivas condições de igualdade no acesso à informação, dando assim cumprimento ao Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade (PNPA) que visa a contribuição de todos os organismos públicos para a eliminação de barreiras no acesso ao meio físico e às tecnologias de informação.