Acordo promovido pela ANACOM assegura melhoria de cobertura das redes móveis nos comboios Alfa Pendular


O ICP-ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações promoveu um acordo entre os três operadores móveis - TMN, Vodafone e Sonaecom - e a CP - Caminhos de Ferro de Portugal, com vista ao reforço da qualidade do serviço de voz e Internet móvel nos comboios Alfa Pendular.

Na sequência do acordo obtido, que determina um investimento que ronda o milhão de euros por parte das empresas envolvidas, a qualidade no serviço móvel registou uma melhoria significativa. De acordo com um estudo de qualidade do serviço móvel levado a cabo pela ANACOM em Fevereiro e Março, no eixo ferroviário Lisboa-Porto-Braga passou-se de uma situação marcada por ausências de serviço nalguns troços, para uma situação em que as falhas de cobertura são praticamente inexistentes. No eixo Lisboa-Faro, as melhorias são mais expressivas, apesar de ainda subsistirem algumas falhas de cobertura em zonas do Alentejo.

No que respeita ao serviço de voz, comparando os resultados deste estudo com os de Novembro de 2005, verifica-se que os indicadores Acessibilidade do Serviço e Taxa de Terminação de Chamadas apresentam melhorias globais de 15 pontos percentuais.

Recorde-se que a ANACOM desencadeou o processo negocial que culminou com o protocolo hoje assinado, e que envolveu os operadores móveis e a CP, na sequência da realização de estudos de qualidade de serviço do Serviço Móvel Terrestre que concluíram pela existência de deficiências significativas no serviço prestado pelos operadores móveis nos comboios ALFA Pendular da CP. A primeira vez que foi analisada a qualidade do serviço móvel prestado no percurso Braga-Porto-Lisboa-Faro foi em Fevereiro de 2005, tendo sido repetido o estudo de qualidade em Novembro do mesmo ano, e nos dois momentos se constatou a deficiência da qualidade do serviço prestado.

Assim, logo em 2005, a ANACOM iniciou um trabalho de reflexão com os três operadores móveis com vista à identificação de soluções que permitissem colmatar as falhas de serviço, e respectivos impactos técnicos e financeiros para ultrapassar esta situação.

A opção para melhorar a qualidade do serviço prestado pelos operadores móveis nos comboios ALFA, tanto ao nível da voz como da Internet móvel, recaiu na instalação de repetidores activos nas carruagens, nos termos do protocolo assinado hoje, e levou a uma melhoria do serviço no eixo Braga-Porto-Lisboa-Faro, tal como o demonstra o estudo de qualidade do serviço móvel, realizado pela ANACOM entre 18 de Fevereiro e 11 de Março.

O estudo revela que os sistemas de comunicações móveis no eixo ferroviário Braga-Porto-Lisboa-Faro apresentam melhor cobertura em GSM do que em WCDMA. Havendo também diferenças de desempenho entre operadores. Em GSM, A TMN é a operadora que tem melhor cobertura, com 89,3%, seguida da Optimus, com 89%, e da Vodafone, com 87,3%. Em WCDMA, os valores são inferiores para todos os operadores, com excepção da Optimus, que apresenta uma taxa de cobertura de 89,4%, valor que na TMN cai para 87,2% e na Vodafone para 84,4%.

No eixo Braga-Porto-Lisboa, o operador TMN apresenta o melhor desempenho, com níveis de 95% para a acessibilidade  do serviço e de 94% para a terminação de chamadas. No extremo oposto está a Optimus, com níveis de 80% e 78%, respectivamente.

No eixo Lisboa - Faro o melhor desempenho foi registado pela Optimus, com cerca de 96% das chamadas estabelecidas com sucesso e destas 96% terminam de forma normal. A TMN e a Vodafone apresentam níveis inferiores, de 89% e 88%, para os mesmos indicadores.

As chamadas de voz terminadas de forma normal, (120 segundos de duração) apresentam boa qualidade áudio média, não se observando diferenças significativas entre operadores ou locais.

O desempenho do serviço de vídeotelefonia (UMTS) é penalizado pela baixa acessibilidade do serviço que as redes apresentam, sobretudo no eixo Lisboa-Faro. A Vodafone apresenta o melhor desempenho neste indicador, com níveis de 85% no eixo Braga-Porto-Lisboa, e de 64,6% no eixo Lisboa-Faro. A TMN apresenta os desempenhos mais baixos.

Relativamente ao indicador de terminação de chamadas, este apresenta melhores resultados, o que revela capacidade das redes em manter as chamadas depois de estabelecidas com sucesso. Neste indicador, as diferenças entre operadores são pouco significativas.

As chamadas de vídeotelefonia terminadas de forma normal (120 segundos) apresentam boa qualidade áudio e aceitável qualidade de vídeo, não se registando diferenças significativas entre operadores ou locais objecto de análise.