24.º Congresso da União Postal Universal


O 24.º Congresso da União Postal Universal (UPU), que decorrerá em Genebra, Suiça, de 23 de Julho a 12 de Agosto de 2008, contará com a participação de mais de 1.500 delegados em representação dos 191 países membros da organização, para além de observadores e convidados.

Apesar de a principal função do Congresso ser legislativa, porque se trata do órgão máximo da UPU, a tendência recente tem sido deliberar sobre questões de estratégia e política mais amplas. Assim, o 24.º Congresso adoptará uma nova Estratégia Postal Mundial, que se assumirá como um guia de orientação para todos os países membros e para os próprios órgãos da UPU, durante o ciclo de quatro anos até ao Congresso seguinte.

Para além da adopção da Estratégia Postal Mundial, serão debatidas: (i) questões orçamentais para os próximos quatro anos, (ii) matérias relacionadas com a restruturação orgânica dos dois Conselhos da União; (iii) a alteração da terminologia dos Actos da UPU; (iv) a adopção do novo sistema de encargos terminais; (v) as tarifas orientadas para os custos; e (vi) a nova redacção do Acordo sobre Serviços de Pagamento Postais.

Como habitualmente acontece durante a reunião deste órgão supremo da União, decorrerão eleições para os cargos de Director Geral e Vice-Director Geral, prevendo-se a reeleição, respectivamente, de Edouard Dayan e de Guozhong Huang. Decorrerão, igualmente, eleições para os membros dos dois Conselhos, sendo que o número de lugares a atribuir respeita critérios de representação geográfica e de nível de desenvolvimento económico.

Mais informações:

Universal Postal Unionhttp://www.upu.int/ (Sítio da UPU - União Postal Universal)

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

24.º Congresso da UPUhttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=564454