Clientes do serviço telefónico fixo em acesso directo aumentam 0,6%


O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo rondava os 3,243 milhões no segundo trimestre de 2008, mais 0,6% que no trimestre anterior.

Relativamente ao acesso indirecto através de pré-selecção, este registou uma descida de 10,3% no número de clientes, para 221,8 mil. Este resultado vem em linha com a tendência de redução do número deste tipo de acessos iniciada no segundo trimestre de 2006. Em termos homólogos, o número de clientes de pré-selecção diminuiu 42%. Esta evolução é explicada pela aposta dos novos prestadores noutros modelos de negócio com melhores perspectivas de rentabilidade e pelas novas ofertas tarifárias do operador histórico.

No segundo trimestre existiam cerca de 27 mil clientes activos de acesso através de selecção chamada-a-chamada, registando-se uma redução de 6,3% face ao observado no trimestre anterior, resultante de uma redução substancial dos clientes de um dos operadores alternativos; e uma redução homóloga de 42%. Esta redução é justificada pelo crescimento das ofertas dos operadores alternativos na modalidade de acesso directo. Os planos de preços opcionais lançados pelo operador histórico poderão também ter afectado esta evolução.

No que diz respeito aos clientes de VoIP nómada, existiam cerca de 115 mil clientes activos, mais 12,9% que o registado no trimestre anterior.

A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT registou uma quebra de 0,8 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 5 pontos percentuais face ao trimestre homólogo, situando-se nos 66,6%. Esta redução da quota de clientes resulta não só das novas ofertas dos prestadores alternativos, como também dos acessos com ORLA activada.

Nas modalidades de acesso indirecto, os prestadores alternativos dispõem de uma quota de mercado próxima dos 93%.

No segundo trimestre, o parque de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes ascendia a cerca de 4 milhões, correspondendo a uma penetração de cerca de 38,2 acessos por 100 habitantes. Em relação ao trimestre anterior, verificou-se uma descida no número de acessos de 0,8%. A diminuição dos acessos analógicos e a redução verificada nos acessos RDIS básicos, primários e fraccionados não foram totalmente compensadas pelo crescimento dos acessos suportados em outras tecnologias, nomeadamente, GSM, VoIP e Cabo. Em termos anuais, regista-se uma variação homóloga de -1,3% no número de acessos instalados a pedido de clientes. Já os acessos baseados em tecnologia GSM aumentaram 1,9% face ao trimestre anterior e 36,5% em termos homólogos.

Neste trimestre, o número de postos públicos instalados era de cerca de 40,3 milhares, menos 1,6% que trimestre anterior e menos 5,6% que no período homólogo.

Em termos de quotas de acessos, as empresas do Grupo Portugal Telecom detinham em Junho 69,4% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 0,8 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 4,5 pontos percentuais que no período homólogo. Em Junho, os operadores alternativos tinham 30,6% dos acessos.

No período em análise, o tráfego total de voz originado na rede fixa atingiu 2.059 milhões de minutos, resultantes de cerca de 680 milhões de chamadas.

Em relação ao trimestre anterior, o volume de minutos e o volume de chamadas diminuiu 1,7% e 2,3%, respectivamente. Em termos homólogos, registou-se igualmente uma quebra.

No que diz respeito ao tráfego em minutos, a descida do tráfego total é explicada, nomeadamente, pela queda acentuada do tráfego de acesso à Internet dial-up, motivada, entre outras razões, pela forte expansão do acesso à Internet através de tecnologias de banda larga, e pela redução do tráfego de voz.

Quanto ao tráfego associado ao serviço de VoIP nómada, cerca de 65,4 milhões de minutos - mais 9,8% que no trimestre anterior - representa já 3,2% do tráfego total em minutos e dois por cento das chamadas.

No segundo trimestre de 2008, 12,9% do total de minutos de voz foram originados através de acesso indirecto, valor inferior em 0,6 pontos percentuais ao observado no trimestre anterior e 4,2 pontos percentuais abaixo do registado no trimestre homólogo do ano anterior.

No trimestre em análise, a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do Grupo PT manteve-se, tanto em termos de minutos (66,3%, menos 1,3 pontos percentuais que no trimestre anterior), como em termos de chamadas (66,9%, 0,9 pontos percentuais abaixo do registado no trimestre anterior).


Consulte: