Conferência ministerial pan-europeia de preparação da WSIS


/ Atualizado em 11.11.2002

Decorre de 7 a 9 de Novembro, em Bucareste, Roménia, a Conferência Ministerial pan-europeia de preparação da Cimeira Mundial da Sociedade da Informação (WSIS).

Os painéis de debate desdobram-se em torno do e-government, e-inclusion, e-learning e qualidade de vida na Sociedade da Informação.

O encontro deverá juntar 1500 participantes de 55 países, nomeadamente dos Estados europeus, Estados Unidos da América, Canadá e Israel.

A delegação portuguesa integra o embaixador de Portugal em Bucareste e representantes do Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, do Ministro da Educação e do Ministro da Saúde, bem como da ANACOM.

A WSIS, uma iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas, conta com o apoio da União Internacional das Telecomunicações (UIT) e realiza-se, de forma bi-partida, em 2003, em Genebra, e em 2005, em Tunes, Tunísia.

Sessão de abertura

A conferência foi aberta pelo Presidente da República romeno, Ion liescu, referindo a "Estratégia de Lisboa" como base da política comunitária para esta matéria, que a Roménia abraça. 

Nesta sessão de abertura participaram ainda o Secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que preside também ao comité organizativo da Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação (CMSI), Yoshio Utsumi, o representante da Comissão Económica para a Europa da ONU, organizadora desta conferência regional, Paolo Garoma, e o presidente do processo preparatório da CMSI, Adama Samassekou.

Houve lugar a intervenções de representantes de outros organismos da ONU, Rita Hayes (OMPI - Organização Mundial da Propriedade Intelectual) e Mark Brown (PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), bem como de um representante do mundo académico, Professor Harvey Newman, da Universidade de Tecnologia da Califórnia, e outro do sector privado, Robert Rogers, do Comité de Coordenação dos Interlocutores Empresariais, e ainda do embaixador dinamarquês, Helge Sander, em nome da União Europeia (UE).

O representante da UE destacou o sucesso alcançado pelos programas comunitários em vigor, nomeadamente o e-Europe 2002 e o e-Europe+, que alarga o primeiro aos países candidatos, como a Roménia, sublinhando ainda a importância do programa de investigação especifico para esta área, TSI - Tecnologias da Sociedade de Informação, em vigor até 2006.

Após a abertura cerimonial, procedeu-se à eleição do bureau da conferência, com o ministro romeno para as Tecnologias de Informação e Comunicação, Dan Nica, a ser eleito presidente ex-oficio, e os seus congéneres Lúcio Stanca (Itália), Jumaliev Kubanychbek (Quirguistao), Bozidar Milovic (Jugoslávia) e Leonid Reiman (Rússia) vice-presidentes. Foram ainda eleitos os romenos Embaixadora Anda Filip e Petru Dumitriu para secretária geral e relator da conferência, respectivamente, aos quais se juntam ainda um representante suíço, como país anfitrião da primeira parte da CMSI, que decorrerá em Genebra em 2003 e um representante da Comissão Económica para a Europa da ONU. Este bureau é ainda composto por um representante do sector privado e outro da sociedade civil.


Mais informação: